Portal Tv Web Barreiras

BARREIRAS: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL''

Vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB)


Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”.

O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. 

Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Crisóstomo Macêdo. É mãe de Anna Karla Crisóstomo Macêdo Antonio e Caio Crisóstomo Macêdo Antonio (in memorian)  e avó de Felipe Macêdo Antonio Silva e Fabiana Macêdo Antonio Silva. 

É formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB e Pós-Graduada em Orientação Educacional pela Universidade Universo Rio de Janeiro. Professora da Secretaria do Estado da Bahia com 40 horas desde 1993 atuando no Colégio Estadual de Barreirinhas, Duque de Caxias. No Colégio Estadual Professor Folk Rocha atuou como Coordenadora da Comissão Permanente de Avaliação - CPA - de 1999 até 2003.

Foi articuladora da implantação do Telecurso 2000 no ano de 2001 sendo certificada em dirigente escolar tornando-se diretora em 2004 do Colégio Estadual Osvaldo Cruz. E por fim, em 2011 se tornou a diretora eleita do Colégio Estadual Professor Folk Rocha com aprovação de 98% dos votos da comunidade escolar .

Sobre sua trajetória política, Karlúcia Macêdo por quatro vezes ficou entre os candidatos a vereadores mais bem votados do município. Em 2000 obteve 700 votos (PSL), em 2004 teve acima de 1600 votos (PFL). Em 2007 sua família que historicamente era do PMDB intermediou sua entrada no partido através do seu tio José Bonifácio e posteriormente em 2008 foi às urnas, obtendo 1551 votos, e para surpresa em 2010 foi candidata a Deputada Federal conseguindo uma marca histórica de 7300 só em Barreiras perfazendo no total de 11000 votos. Em 2012 novamente candidata a vereadora foi eleita com 1.436 votos. 

Tel.: gabinete:  (77) 3611-9626  Tel.: celular (77) 9915-4415



ENTREVISTA... Vereador Karlúcia Macêdo (PMDB)

Como foram os primeiros meses de legislatura?
Esse é o meu primeiro mandato, então é natural que eu ainda esteja entendendo como funciona o legislativo municipal na prática. Nossa rotina no gabinete é muito intensa, principalmente porque acumulo junto à função de vereadora a função de primeira secretária, cujas atribuições são eminentemente administrativas. Tenho me empenhado muito para desenvolver todas as minhas atribuições satisfatoriamente, ajudando o presidente Tito a dar uma nova “cara” para a Câmara de Barreiras. 

No que tange ao mandato em si, nossas maiores dificuldades decorrem da falta de diálogo e de transparência do executivo. Na atividade fiscalizatória não foi fácil. A forma retrógrada como o executivo municipal vem administrando a cidade, atrapalha demais  nossas atividades. É muito comum secretário municipal não comparecer à Câmara quando convocado, bem como não apresentar documentos requeridos ou desprezar questionamentos feitos pelos vereadores. Recentemente foi preciso que ingressasse com ação na justiça para ter acesso às contas da Prefeitura.

A justiça acolheu o pedido e determinou que o município me apresentasse às contas. 
Na atividade legislativa as maiores dificuldades são com relação ao cumprimento das normas emanadas do legislativo. O prefeito passou todo o primeiro semestre "advogando" a favor da Embasa e contra o povo de Barreiras. Os servidores públicos têm vivido seus piores dias.

Quais foram os seus principais projetos?
Minha prioridade como vereadora é a educação e a qualidade dos serviços públicos essenciais. Nesses primeiros meses apresentei projetos prioritariamente nestas áreas. Posso citar os mais importantes que estão em tramitação: Projeto de Lei denominado PROMUNI, que concede bolsas de estudos em curso superior ou técnico de forma criteriosa a pessoas carentes; Programa de Olho em Barreiras, projeto para auxiliar na Segurança Pública da cidade, com vídeo monitoramento das principais vias públicas da cidade. Esse projeto apresentei em conjunto com os vereadores Alcione Rodrigues e Otoniel Teixeira. Também apresentei projeto de lei que denomina de Praça Antônio Luiz Chaves a pracinha da Vila dos Funcionários (entre a Rua b e Rua c), uma homenagem ao ex-vereador Chaves (in memoriam) pelo seu trabalho e sua luta em prol do povo de Barreiras e principalmente daquela comunidade.

Ainda pensando em nossa juventude, apresentei dois importantes projetos, um que institui a Câmara jovem no município de Barreiras e estabelece normas para seu funcionamento, projeto em parceria com os vereadores Carlos Tito e Célio Akama e outro que institui políticas públicas de/para/com a juventude, em parceria com os vereadores Gilson Rodrigues e Lúcio Carlos. 

Apresentei dois projetos específicos para os servidores do município, um é o que institui o programa de assistência médica e psicológica aos professores da rede pública do município de Barreiras para evitar a “Síndrome de Bornout” e o outro institui o programa municipal de saúde vocal. Fiz a indicação para que o executivo elabore um calendário anual de pagamento para os servidores municipais que respeite o 5º dia útil de cada mês como prazo final de pagamento de salários e proventos. Outra indicação importante diz respeito à criação da administração regional de Barreirinhas, com a finalidade de organizar e prestar serviços públicos naquelas áreas, de acordo ao art. 6º das disposições transitórias da Lei Orgânica do Município.

Na mesa diretora, fizemos algumas ações importantes para valorização do Legislativo Municipal, a exemplo da implantação do Diário Oficial; Ouvidoria 0800 075 810; transmissão das sessões na nova FM 104, Rádio Vale e Web Rodrigues; painel eletrônico disponibilizando as receitas e despesas; tribuna popular todas quartas-feira; aquisição de mobiliários e equipamentos eletrônicos; ampliação das divulgações dos trabalhos legislativos na imprensa falada e escrita; aquisição de 08 (oito) veículos para otimizar os trabalhos das comissões. Também está em fase de implantação a TV e Rádio Câmara, para levar as ações do poder legislativo de Barreirasao conhecimento da população com mais transparência.

Como é o seu relacionamento com os demais vereadores? E com o executivo?
Sou uma mulher que não foge à luta e isso tem lá suas consequências. Sou consciente do meu papel como vereadora e sei que nem Deus agradou a todos. Na Câmara, como na vida, nos aproximamos mais daqueles que tem objetivos semelhantes aos nossos. Mas de maneira geral tenho ótimo relacionamento com todas as pessoas.

Com os demais vereadores é uma relação de respeito mútuo. Temos o compromisso de lutar pelo progresso de Barreiras e por isso nós estamos trabalhando e pensando o futuro juntos, de mãos dadas. As divergências são bem vindas, enriquecem o debate e permitem nosso crescimento enquanto parlamentares. Já com o executivo a relação é mais complicada, sobretudo porque não faço parte da base governista. Mesmo assim, penso que o respeito deve sempre imperar, pois as pessoas passam e as instituições permanecem.  Meu objetivo é sempre estar ao lado do povo, por uma Barreiras cada vez melhor.

No seu entendimento, qual a importância das indicações ? O executivo procura atender as suas propostas?
Os vereadores estão mais próximos das necessidades do dia a dia das pessoas e das comunidades em geral.

Essas indicações servem como uma orientação ao executivo acerca de que necessidades são mais urgentes e, portanto, devem ser atendidas com prioridade. O vereador é muito cobrado nas ruas, principalmente porque nem todos conhecem quais são suas verdadeiras atribuições. Desta forma, as indicações acabam sendo o instrumento de que o vereador dispõe para tentar atender às pessoas. O executivo municipal deveria atentar-se de forma imparcial para essas indicações, mas infelizmente atende algumas, independentemente da urgência da demanda. As nossas indicações ficam sem critérios para serem atendidas, e com isso a população é quem perde.

Qual a maior dificuldade na função de um vereador?
Conseguir materializar a vontade popular nas nossas ações. É difícil conseguir sintetizar opiniões diferentes. As pessoas esperam que o vereador resolva de imediato o problema da falta de professor em sala de aula, da falta de médico no posto de saúde, do pagamento dos servidores, da rua esburacada em frente sua casa. Mas o que podemos é acompanhar e fiscalizarmos os atos do executivo para que posteriormente cobrar juntos aos secretários às responsabilidades pelos atos administrativos.  Isso se torna ainda mais difícil quando se é vereador de oposição, pois nossos pleitos não são reconhecidos pelo executivo. 

Meu compromisso é com o povo. É por isso que o vereador que reivindica muitas vezes ajuda mais ao prefeito quando aponta os erros e cobra resultados do que aquele que serve a base do Governo Municipal, pois queremos saber o que está sendo feito com o dinheiro público. A crítica é construtiva, mas cabe ao gestor saber fazer bom uso da mesma. 

Ademais, Barreiras possui muitas necessidades imediatas e isso também aumenta a cobrança das pessoas. No momento eleitoral prometemos compromisso e lealdade ao povo que deve ser cumprida com coragem e honradez.

Qual tem sido o diferencial do seu trabalho na Câmara?
Como já afirmei esse é o meu primeiro mandato, mas isso não significa que estou na política agora. São mais de 20 anos militando ativamente. Essa experiência me deu condições de conhecer as necessidades do povo da minha região. Tenho pautado meu trabalho para atender primordialmente as necessidades mais urgentes. Barreiras está carente de todas as políticas públicas, mas saúde e educação não podem esperar nem um dia sequer. Por isso acredito que meu diferencial tem sido cobrar ativamente uma atitude do executivo para solução dos problemas mais imediatos nessas áreas. Além disso, tenho andado a cidade e visitado cada escola e cada posto de saúde diariamente. Acredito que apenas com conhecimento de causa é possível fazer alguma coisa pelo lugar onde moramos. Se a gente não conhece a cidade, como vamos colaborar com a solução dos seus problemas?

Quais são as suas propostas de atuação no legislativo?
Além das já citadas anteriormente tenho outras propostas em andamento, a exemplo do projeto de lei que cria o programa educativo “pequeno agricultor”, a ser desenvolvido nas escolas da zona rural, com o propósito de dar àquelas crianças condições de por em prática os ensinamentos desenvolvidos em sala de aula; o projeto de lei que institui a feira noturna, também chamada de “feira da lua” no município de Barreiras, objetivando incentivar os pequenos comerciantes a desenvolverem suas atividades, fomentando a economia local.

Ainda pensando na nossa juventude, que anda bastante carente de projetos direcionados ao seu desenvolvimento, elaborei projeto de lei institui os jogos interbairros, o que com certeza serve de incentivo à prática saudável de esportes além de proporcionar uma maior integração entre os jovens de todos os bairros. Penso que essa iniciativa também pode reduzir as brigas de gangues, mal que assola a nossa cidade e já deixou muitas mães de famílias desoladas com a perda de seus filhos ainda muito jovens. 

Certo é que de maneira geral tenho buscado entender a dinâmica da cidade, seus problemas, carências, qualidades e necessidades, pois assim é possível propor projetos que realmente venham a ajudar o progresso desta cidade.

Como a sra. deseja ser lembrada no seu mandato?
O meu avô contribuiu muito com o crescimento dessa região, foi pioneiro e ajudou no desenvolvimento dessa terra. Quero ser lembrada como uma mulher guerreira, que fez valer o legado deixado pela família. Quero que meus netos vivam numa cidade mais justa e mais humana, mais acolhedora e com qualidade de vida. Quero que eles se orgulhem da minha contribuição. Essa cidade me deu muita coisa nessa vida e eu quero ser lembrada como alguém que ajudou no seu desenvolvimento. Eu sonho com o dia em que nossos filhos não precisarão sair daqui para estudar ou para tratar-se de problemas de saúde. Quero trabalhar para ver isso acontecer.

Em sua opinião o que a cidade precisa melhorar no que tange a saúde, educação, infraestrutura, geração de emprego e renda, lazer?
Primeiro é preciso dizer que todas essas áreas são muito carentes de investimentos. Há muito nossa cidade espera por investimentos nesses setores. Posso afirmar com firmeza que na área da saúde nesse momento falta de muita coisa, desde materiais de procedimentos até os médicos. Falo isso porque tenho visitado os postos de saúde e essa realidade é desesperadora. 

Na educação, dentre outras diversas necessidades, é preciso investir urgentemente na qualidade do ensino, valorizando os profissionais da educação e cuidando da estrutura física das escolas, que são muito precárias. Ou fazemos isso ou teremos um futuro comprometido pela falta de profissionais qualificados para atenderem as demandas do mercado. 

A infraestrutura é um problema que exige um pensamento para o futuro. Barreiras não suporta mais operações tapa-buracos. É preciso pensar a cidade para as próximas gerações, criando condições de desenvolvimento econômico associado com desenvolvimento humano, o que com certeza influenciará positivamente na geração de empregos e no aumento da renda de nossa população. É preciso parceria com a iniciativa privada, que é quem deve ser protagonista na atividade econômica. Só para exemplificar, o professor Tadeu Bérgamo da FASB, tem lutado incessantemente para conseguir finalizar o processo que autoriza a instauração do curso de medicina na cidade, imaginem o grande avanço que um curso desses pode trazer para a cidade?! Imaginem como a saúde, o comércio, a infraestrutura e muitos outros setores podem ser beneficiados?! Está na hora das autoridades municipais, sobretudo aquelas que se dizem "amigas" do Governo Federal, pensarem nisso e tomarem uma atitude proativa.
 
Recentemente a sra. assumiu a presidência do PMDB de Barreiras e foi lançada candidata a deputada estadual na região. Qual o seu propósito com essa candidatura?
Primeiramente quero afirmar que não sou candidata de mim mesma. O PMDB, juntamente com as oposições, tem um projeto novo para a Bahia e nesse aspecto me coloco a disposição para ajudar a transformar essa terra num lugar melhor para se viver. O partido me convocou para entrar nessa luta, e eu estou disposta a discutir com o povo de Barreiras essa candidatura. Acredito que Barreiras vive um momento delicado em que as pessoas querem identificar melhor com seus governantes. 

Isso acontece basicamente por dois motivos: o primeiro é a falta de ações concretas do Governo Estadual na região e o segundo é a insatisfação geral com a classe política. Muito se fala em dar oportunidades a outras pessoas e isso é positivo. A noss nossa luta deve ser pela região oeste, pela Bahia. Cada um deve ajudar como pode. O que não podemos admitir é a omissão. Só reclamar não adianta, é preciso tomar partido. Eu já tomei e tenho convicção de que a minha região oeste vai ganhar muito com a nova proposta de governo que o PMDB tem para a Bahia. Nesse particular tenho a certeza de que poderei contribuir efetivamente para o progresso da nossa terra. 

Deixe sua mensagem ao povo de Barreiras. 
A minha mensagem é de esperança. Participando dos movimentos sociais há muitos anos, aprendi que a nossa realidade só pode ser transformada a partir das nossas ações. Não podemos ficar de braços cruzados apenas reclamando. Um amigo meu me contou um fato interessante. Disse que os profissionais da educação em Brasília somam mais de 30 mil, enquanto que os policiais civis e militares somam 20 mil. Há mais de vinte anos os policiais possuem representantes na Câmara Federal e na Câmara Distrital enquanto que os professores não conseguem essa mesma expressividade representativa.

Nessa legislatura os policiais elegeram cinco deputados distritais e os professores apenas um. Esse é um exemplo de que a união em prol de um objetivo comum pode dar resultados. A região oeste é muito grande, possui homens e mulheres de bem que podem representar os nossos interesses dignamente. É preciso que o nosso povo pense nisso. É preciso que nossos políticos quebrem esse ciclo vicioso de trocas e conveniências. Ou mudOu mudamos de postura ou estaremos fadados a receber o tratamento diferenciado dado ao longo dos últimos anos a região denominada "Além São Francisco”.

Da assessoria da Parlamentae 


Fonte da Matéria: Novo oeste/ www.novoeste.com

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem