Portal Tv Web Barreiras

BARREIRAS: ''DISPUS-ME A TRABALHAR E SER VOZ DA POPULAÇÃO DE BARREIRAS E, POR ESTA CIDADE VOU FAZER O QUE ESTIVER AO MEU ALCANCE, INDEPENDENTE DO CARGO QUE EXERCER''




É como se considera a vereadora Dra. Graça Melo diante da cadeira que assume pela primeira vez um mandato no Legislativo de Barreiras.  Nesta edição o Novoeste Impresso ela afirmar que não fugirá de suas responsabilidades para com a população da cidade que a acolheu e revela aos barreirenses, inclusive seus representados quanto custa aos cofres públicos e o que tem feito ou pretende fazer para a melhoria de vida da população no decorrer de seu mandato, inclusive dos serviços prestados pela Prefeitura.


Maria das Graças Melo do Espirito Santo, nasceu em 23 de agosto de 1960 em Maribondo, Alagoas. É filha de José Timóteo de Melo e Yara Lopes Tenório de Melo. Tem dois irmãos, um medico e outro juiz federal do Trabalho.
Concluiu o ensino fundamental na cidade onde nasceu. Em Maceió, capital de Alagoas cursou o ensino médio. Com apenas 17 anos prestou o vestibular de medicina para a Escola de Ciências Médicas de Alagoas, faculdade estadual, hoje chamada de UCISAL, sendo foi aprovada. Hoje é pós-graduada em Pediatria, Saúde Pública, Medicina do Trabalho, Medicina Estética e Medicina do Tráfego. 



Em dezembro completa 30 anos de exercício da medicina. Atualmente exerce a função no Centro Hospitalar de Barreiras, L’expression, Hospital do Oeste, Posto de Saúde Daniel Bueno – Vila Brasil, e nas cidades de Santa Rita de Cássia, Angical e Riachão das Neves.


Casada, há 30 anos, com o médico Dr. Brancildes Júnior, teve três filhos: Thiago Melo do Espirito Santo, médico cirurgião geral e vascular; Rodrigo José Melo do Espírito Santo, médico, e Jéssica Melo do Espírito Santo que cursa o 5º ano de medicina em São Paulo, na capital.


Há 18 anos residente em Barreiras a médica, a mãe, a esposa, a guerreira Dra. Graça carrega no sangue o dom político. Seu avô materno “Iraci Tenório Lins” foi o 1º prefeito da cidade onde nasceu. Seu pai foi vereador nessa mesma cidade e seu irmão foi prefeito.


No período de 2004-2008 Dra. Graça foi vereadora no município Riachão das Neves. Em 2012, com mais de 2.600 votos foi eleita vereadora de Barreiras, pelo PSL.  Atualmente é líder da bancada do Governo Municipal na Câmara.


Tel: gabinete: 3611-9610 - Tel: celular: 9971- 1894


Caros leitores, o Novoeste apresenta-lhes mais um “Conheça seu Vereador”.


ENTREVISTA... Dra. Graça Melo, vereadora (PSL) Barreiras


Como foram os primeiros meses de legislatura?
Foi um ano diferente com novas demandas e muita vontade de acertar. É meu primeiro mandato e já na diplomação sentia a responsabilidade que o povo de Barreiras estava me confiando. A Câmara de Vereadores passou por uma quase completa renovação e nesse primeiro ano vi como é imprescindível trabalhar unindo forças, apresentar projetos, fazer indicações, sugerir ações que há muito gostaria de ver tornar-se realidade para melhoria de nossa cidade. O balanço é positivo, sem dúvidas, mas ainda há muito a ser feito.



A sra. foi vereadora em Riachão das Neves. Qual a diferença em relação ao mandato em Barreiras?
São cidades de realidades e demandas bem diferentes a começar pelo número de habitantes. Não que o trabalho seja menos ou mais importante, ambos são de uma responsabilidade extremamente grande, mas são distintas no que diz respeito ao tamanho das cidades e seus problemas. Quanto maior a cidade, maiores são as necessidades e os problemas, consequentemente o trabalho também é maior.



Quais foram seus principais projetos apresentados?
Todos os projetos que apresentei, considero da maior importância para a melhoria de vida da população de Barreiras. Entre muitos outros, destaco: campanha permanente de incentivo à arborização das casas, ruas, praças e jardins; normas para plotagem dos veículos e da papelaria utilizada nos vários setores do executivo municipal; normas para o desvio do trânsito pesado com a inauguração do anel viário; prazo máximo de sete dias para marcação de consultas e exames de pessoas com mais de 60 anos; identificação das leis aprovadas no município.
Entre os Decretos gostaria de destacar as concessões de Títulos de Cidadãos Barreirenses a Hélio Busato, Benigno Vieira Júnior, o Vieirinha e Dr. Luis Fernando, além da Comenda 26 de maio ao Dr. Idemar Antônio Froldi, diretor Presidente da Nutrilatina.



Foram inúmeras emendas aditivas e modificativas que, presentes no conteúdo das Leis, vão permitir melhorias na qualidade de vida do cidadão, a exemplo das adições feitas aos Projetos de Leis que: regulamenta o Transporte Escolar; que concede Bolsa de Estudo em instituições particulares de ensino superior, entre muitas outras apresentadas pelos colegas vereadores e pelo Executivo, a exemplo da LDO e do PPA. 


Durante este ano foram muitas indicações, todos os meses, de obras e serviços a serem executados nas zonas urbana e rural do município. Indicações de melhorias das ruas, trânsito, iluminação e outras essencialmente importantes pra todos nós.


No mês de outubro, fiz questão de participar de forma bastante ativa do “Outubro Rosa”, momento importantíssimo para todas as mulheres, as que lutam contra o câncer de mama e para todas as outras que precisam estar alertas. Eu e a colega Marileide, distribuímos uma cartilha com informações, as mais variadas, sobre esta doença e sobre os direitos da mulher portadora do câncer de mama seja ela autônoma, funcionária pública ou da iniciativa privada. O material é muito útil e trouxe esclarecimentos importantes para todas nós.


Mas, como disse anteriormente, ainda há muito a ser feito, tenho muitos planos e projetos por apresentar.


Como é o seu relacionamento com os demais vereadores?
É tranquilo. Debatemos assuntos que muitas vezes pode gerar algum desconforto no calor das discussões, mas nada que venha a gerar desrespeito ou intrigas. Somos pessoas maduras lutando por um objetivo comum: o bem de Barreiras, portanto não cabe brigas ou ofensas, estamos trabalhando por algo maior que objetivos pessoais. Barreiras está em pleno processo de desenvolvimento e temos que pensar em unidade para darmos a nossa contribuição com trabalho. Unidade não é sinônimo de unanimidade. Tendo isso em mente, podemos fazer muito.



Qual a importância das indicações propostas pelos vereadores? Elas auxiliam a população como deveriam? O executivo procura atender as indicações propostas?
Cada um dos colegas tem feito seu trabalho de acordo com as demandas que lhes são propostas pela população ou de iniciativa própria. Admiro o que cada um faz, independente de ser algo grande ou pequeno, são importantes pra nossa cidade. E estamos aqui para somar forças e fazer o melhor. Muitas indicações foram enviadas ao executivo pela Câmara e é uma prerrogativa do poder executivo, agora cabe a ele atender à essas indicações de acordo com as condições do município.



Qual a maior dificuldade na função de um vereador?
Acho que a maior dificuldade é o fato de não termos força de execução. Fomos eleitos para legislar e grande parte da população cobra de nós atitudes e posturas que estão fora do nosso alcance. Mas, temos o privilégio de ouvir a população e acompanhar de perto cada necessidade. Passamos a conhecer melhor nossa cidade e do que ela precisa. É uma honra.

Qual tem sido o diferencial de seu trabalho na Câmara?
Tenho uma dupla função: ser vereadora e líder do governo. Como vereadora, estou fazendo com todo carinho o trabalho que me dispus a fazer. Como líder do governo, nem sempre é fácil ser o elo onde existem tantos trabalhos e tão poucos recursos. Mas sempre fui guerreira e nunca fugi de desafios. Tenho o compromisso de representar um novo momento no legislativo, propondo soluções para as demandas que o município apresenta.

Como a sra. deseja ser lembrada nos próximos anos?
Como alguém que não foge das lutas. Quero e estou trabalhando de forma diferente. Tenho voz, nome, reputação e represento boa parte da população de nossa cidade, então quando precisar falar é isso que farei, quando for preciso lutar, também o farei. Foi pra isso que fui eleita. Quero ser lembrada como alguém que além de lutar pelo melhor pra nossa cidade, deixa um legado de boa vontade e disposição para fazer o que é necessário por uma Barreiras com menos desigualdade e mais qualidade de vida.



O que a cidade precisa melhorar no que tange a saúde, educação, infraestrutura, geração de emprego e renda, lazer?
Barreiras tem hoje uma demanda reprimida de anos de trabalhos não realizados. Em todas as áreas vemos que a população aumentou, mas fisicamente a cidade não acompanhou o ritmo de crescimento. A cidade cresceu de forma desordenada, o número de escolas e postos de saúde não comporta a necessidade real do município e o mais grave, não somos assistidos como deveríamos pelos governos estadual e federal. Se tivéssemos um governo que reconhecesse a importância do Oeste baiano para a Bahia e o Brasil, estaríamos em situação melhor. A falta de recursos e a falta de atenção por parte do Estado e da federação deixa nossa situação ainda mais complicada, mas acredito em dias melhores, mais recursos e melhor situação pra nossa cidade e região.



É verdade que a sra. será candidata a Assembleia Legislativa da Bahia?
Nesse momento estou concentrando atenção total nas necessidades e trabalhos a serem feitos no município. Não vejo minha função política como uma carreira para pensar só em conquistar postos mais altos. Acredito nisso como consequência de um trabalho que vai exigindo de nós níveis mais altos de relacionamentos e de forças para fazer sempre o melhor. Não quero ser simplesmente mais uma, em números, quero ser e deixar um legado, como disse anteriormente. Dispus-me a trabalhar e ser voz da população de Barreiras e por Barreiras vou fazer o que estiver ao meu alcance independente do cargo que esteja exercendo.

Como líder do governo na Câmara, como a senhora o tem defendido, já que ele é tão criticado ultimamente?
Foi um convite que aceitei e que estou procurando cumprir com muita responsabilidade, e para isso busco o apoio dos colegas vereadores. Barreiras elegeu Antônio Henrique como prefeito, ele tem uma responsabilidade com estes eleitores e eu acredito que as dificuldades deste primeiro momento de gestão vão passar. Eu como barreirense acredito, não desisto. 



Deixe uma mensagem para o povo de Barreiras.
Estamos terminando nosso primeiro ano de mandato e já estou preparando uma prestação de contas para apresentar. Acho que é um dever mostrar o que fiz e aceitar as críticas e sugestões. Não legislo em causa própria, defendo um povo, uma cidade que merece ser referência nesta região. Quero que povo de Barreiras saiba que estou fazendo um trabalho limpo e digno de nossa população. Barreiras me acolheu como filha e como tal quero tratá-la. No que depender de mim vamos lutar para termos o que nos é de direito: saúde, educação, lazer, infraestrutura, transporte. Não estou aqui de passagem, esta é minha terra e vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para termos a cidade que merecemos. Que Deus abençoe!



Texto: Assessoria da Parlamentar 


Fonte da Matéria: Novoeste/ www.novoeste.com

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem