COMDECON reúne representantes de instituições públicas e privadas para coibir práticas abusivas e garantir o respeito ao Código de Defesa do Consumidor
A Prefeitura de Barreiras oficializou, nesta sexta-feira (28), a criação e nomeação do novo Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (COMDECON), por meio do Decreto nº 50/2025. A medida marca um passo importante para garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados no município, ampliando o combate às práticas abusivas e reforçando a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O decreto nomeia os membros que atuarão no conselho durante o biênio 2025/2026, com representantes de órgãos como o PROCON, Ministério Público, OAB, CDL, Procuradoria e Controladoria Geral do Município, além da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.
Mais do que uma formalidade, a criação do COMDECON representa um avanço no compromisso da cidade com a ordem econômica justa e a dignidade do consumidor, especialmente diante de situações em que o cidadão pode ser lesado por empresas ou prestadores de serviço.
Veja quem compõe o novo COMDECON:
-
PROCON/Barreiras:
-
Titular: Jandimário Teixeira Lima
-
Suplente: Claudioner Imídia de Carvalho
-
-
Procuradoria Geral do Município:
-
Titular: Anna Carolina de Souza Gomes
-
Suplente: Isabella Oliveira Neves
-
-
Controladoria Geral do Município:
-
Titular: Sidney Kayki Coelho de Souza
-
Suplente: Rafael Rodrigues dos Santos
-
-
Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços:
-
Titular: Moriá Sucena Hummel dos Santos
-
Suplente: Cristiane Gabriel Pacheco
-
-
Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Barreiras:
-
Titular: Chandrelyn de Paula Cardoso dos Reis Cantelmo
-
Suplente: João Gilberto Maciel Freire
-
-
Ministério Público da Bahia – 9ª Promotoria de Justiça:
-
Titular: Amanda Vieira Abreu
-
Suplente: Moara Braga de Oliveira
-
-
Entidade Representativa dos Dirigentes Lojistas de Barreiras:
-
Titular: Geovani Jung Zorzo
-
Suplente: Marcielo de Souza da Silva
-
Atuação será voluntária e de relevância pública
De acordo com o decreto, os membros do COMDECON não serão remunerados, e a função será considerada serviço de relevante interesse público, nos termos da Lei nº 958/2011. A vigência do mandato será de dois anos, conforme o biênio estabelecido.
O texto também revoga o Decreto nº 36, de 11 de março de 2025, e estabelece efeito retroativo à mesma data.
Com a implementação do novo conselho, a cidade de Barreiras dá um salto na defesa dos consumidores, promovendo maior equilíbrio nas relações de consumo, e criando um canal direto para diálogo, fiscalização e mediação de conflitos. A expectativa é que o COMDECON atue com firmeza para coibir abusos, exigir respeito às normas legais e proteger o cidadão barreirense em suas relações comerciais.
Da redação Tv Web Barreiras
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.