Tv Web

Moradores do Cinturão Verde recebem água potável







Nesta terça-feira, 29, os moradores da zona rural de Barreiras estavam em festa, pois a prefeita do município, Jusmari Oliveira, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro e outras autoridades estaduais e municipais entregaram o sistema de abastecimento de água a 13 comunidades localizadas no Cinturão Verde, 898 quilômetros de Salvador. A inauguração aconteceu no povoado do Bezerro, um dos beneficiados pelo sistema.

Conforme a prefeita, estas comunidades da zona rural esperaram água doce durante 121 anos. “Esperaram 121 anos para abrir as torneiras e receber água doce. O governador demonstra gesto de humanidade e justiça quando pensa no bem estar do povo,” disse Jusmari.

As obras de construção do sistema integrado de abastecimento de água na região do vale foram executadas pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia – CERB – em um investimento de R$ 1,4 milhão, mudando a realidade de vida de aproximadamente duas mil pessoas. A obra faz parte do Programa “Água para Todos” que tem como foco principal aumentar a oferta de água de qualidade e ampliar os serviços de saneamento básico para todo o território baiano, priorizando o semi-árido.

A deputada estadual Kelly Magalhães fez questão de frisar que a obra é do governo estadual, mas que só foi possível graças ao empenho da prefeita Jusmari. “A obra é do governo do estado com mérito de Jusmari,” afirmou ela.

Baixão, Canabrava, Boqueirão do Rodrigues, Boqueirão do Justino, Arraial da Penha, Mantiqueira, Bezerro, Palmeiras, Correio, Brejo Novo, Bom Jesus, Barra da Água Vermelha e Tabua da Água Vermelha, foram as localidades beneficiadas.

O governador ressaltou que “o programa Água Para Todos”, que também inspirou o programa de mesmo nome no governo federal, tem ajudado a resolver o problema da sede na Bahia. E demonstrou satisfação ao ver a felicidade dos moradores do Cinturão Verde. “Enfrentei muita poeira para chegar até aqui, mas estou muito feliz em poder ver o brilho em cada olhar e quero beneficiar ainda mais as pessoas”, falou o governador.

A água é captada através de uma derivação da adutora de água tratada da Embasa, no bairro Boa Sorte, e levada por um sistema de adução com 22 metros de extensão, composto de tubulação com diâmetros variados. Faz parte ainda do sistema integrado de abastecimento, de tratamento composta por casa de cloração para desinfecção da água. Também foram implantadas duas estações elevatórias de água tratada apoiadas em base de alvenaria. Foi construído ainda um reservatório apoiado em concreto armado com capacidade de armazenar 80m3 de água e, instaladas 472 ligações domiciliares.

Os vereadores que compõem a câmara legislativa municipal marcaram presença na inauguração, e segundo os parlamentares, é uma honra fazer parte deste processo tão importante para as comunidades da zona rural em parceria com a prefeitura e também com o governo do estado, e que o trabalho continua em busca da realização de mais sonhos.

Esgotamento sanitário

De acordo com informações do secretário de Desenvolvimento Urbano, o Estado também está investindo R$ 90 milhões na implantação de sistema de esgotamento sanitário em toda a cidade de Barreiras.

“Barreiras é referência e precisava ser saneada. Agora que a obra está sendo executada iremos contribuir com o tapete preto, o tão sonhado asfalto da cidade,” falou Jaques Wagner.


Fonte: Fala Barreiras

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem