Tv Web

EXCLUSIVO: EX-PREFEITO SAULO PEDROSA FAZ DURAS CRÍTICAS A PREFEITA JUSMARI OLIVEIRA E DIZ QUE PSDB AINDA VAI DECIDIR QUAL O RUMO TOMARÁ NAS ELEIÇÕES



O ex-prefeito de Barreiras, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, o médico Saulo Pedrosa de Almeida, recebeu o Mural do Oeste, no final da tarde desta quarta-feira e concedeu uma entrevista de mais de uma hora. Falando com serenidade e sem aumentar o tom de voz ele começou fazendo severas críticas a prefeita Jusmari Oliveira "Ela foi com muita sede ao pote, meteu os pés pelas mãos e agora a administração dela está um caos" disse ele, afirmando que, na verdade, está se defendendo de acusações que a prefeita vem fazendo a ele. "Em todos os discursos de Jusmari, ela atribui a minha administração o fato de ela não cumprir os compromissos de campanha e isso eu não posso aceitar por não ser verdade. A prefeita está precisando de um psiquiatra." Afirmou ele. Na entrevista Saulo fez também uma análise do quadro atual da política de Barreiras e disse que o PSDB ainda não decidiu se terá candidato próprio ou se apoiará algum dos candidatos que já estão postos. Leia entrevista abaixo:


Mural do Oeste - É verdade que o senhor não estaria satisfeito com algumas afirmações da prefeita Jusmari Oliveira a respeito da sua administração?

Saulo Pedrosa - A questão é a seguinte: a prefeita Jusmari, sistematicamente, em todas as reuniões, ela inicia os seus discursos falando que as dificuldades que vem enfrentando na prefeitura ocorrem em função do meu governo. Ela tenta passar a ideia de que está impedida de trabalhar por conta de minha administração, ou seja: ela quer botar a culpa do seu fracasso administrativo em mim e isso eu não posso aceitar por não ser verdade e então chegou a hora de cologar um pingo nos "is".

Mural do Oeste - Em que situação o senhor entregou a prefeitura para a prefeita Jusmari Oliveira?

Saulo Pedrosa - Para entregar a prefeitura fizemos uma comissão de transição que era paritária, com três pessoas da nossa equipe e três pessoas da equipe da prefeita eleita. Foi feito um levantamento de tudo e ao final foi elaborado um relatório apontando que a prefeitura estava inteiramente saneada. Uma cópia deste relatório ficou comigo, outra foi entregue a prefeita e outra ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Mural do Oeste - A prefeita fez alguma reclamação quando recebeu este relatório?

Saulo Pedrosa - Em nenhum momento nem ela e nem a equipe dela reclamaram de qualquer coisa. Eu soube até que, para as pessoas mais próximas, ela relata que deixei a prefeitura saneada e sem problemas financeiros. Só que quando vai para o discurso em palanque, ela faz afirmações levianas sobre o meu governo, no meu entendimento, para justificar sua incompetência administrativa.

Mural do Oeste - Quando a prefeita Jusmari tomou posse o senhor esperava que ela fizesse um bom governo?

Saulo Pedrosa - Eu desejava que a administração dela fosse bem sucedida, em primeiro lugar porque amo a minha cidade e em segundo lugar por termos deixado vários projetos prontos e encaminhados como a macro-drenagem, projetos de infra-estrutura, projetos nos setores de educação e saúde, entre muitos outros.

Mural do Oeste - O atual projeto de esgotamento sanitário foi da sua gestão?

Saulo Pedrosa - Este que está sendo executado não. O projeto da minha gestão foi do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento lançado pelo presidente Lula. Na época estava sendo discutida a transposição do Rio São Francisco e chegou-se ao entendimento que para fazer a transposição era necessário revitalizar o São Francisco e a revitalização começava pelo sanemaento básico das cidades localizadas na margens do próprio São Francisco ou dos seus afluentes, como é o caso de Barreiras. Na época, por perseguição política, criaram uma onda terrível sobre o assunto. Inventaram que o dinheiro do saneamento já estava depositado e que eu não aceitei e que por isso o dinheiro iria voltar. Nada disso aconteceu. Estavamos trabalhando para fazer o saneamento básico pelo PAC, a custo zero e não desta forma como estão fazendo hoje com recursos da Caixa Econômica Federal com juros de mercado e, além disso, é um sistema que está sendo feito, na minha opinião, sem obedecer as normas técnicas, sem fiscalização nem do município, nem do Estado e nem da União. Os problemas são tão sérios que todo mundo tem dúvida se este sistema de esgotamento vai funcionar mesmo. Eu tenho visto em alguns lugares de Barreiras que eles cobrem os canos com a própria lama que tiram da valeta. O primeiro carro que passa em cima afunda. Depois eles vem jogam uma brita em cima e fica um negócio feio e muito mal feito. E além disso o povo de Barreiras vai levar muitos anos pagando esta conta.

Mural do Oeste - a prefeita disse, em recente discurso durante a abertura da semana pedagógica, que encontrou as escolas sucateadas. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Saulo Pedrosa - Isso é uma mentira. Eu entreguei o Colégio Padre Vieira, no último ano de minha gestão, um colégio novo e bem estruturado. Se hoje o colégio está sucateado não foi na minha gestão. Foi na dela. Entreguei, no bairro Santa Luzia, uma creche de primeiro mundo e se está sacateada não foi na minha gestão. Foi na gestão dela. Na minha administração, reformamos as escolas, compramos cadeiras novas, tinhamos merenda escolar de primeira qualidade. Agora o que acontece é que a prefeita não teve competência para dar continuidade a estas ações e para tentar desviar a atenção do povo tenta botar a culpa de sua incapacidade em mim. Nós deixamos a prefeitura em uma situação muito boa, tinha crédito no comércio a tal ponto que nós faziamos era ligar para os empresários e prestadores de serviços avisando que o cheque estava pronto e que poderiam ir buscar. Diversos empresários de Barreiras são testemunhas disso. A prefeita foi com muita sede ao pote, meteu os pés pelas mãos e acabou se enrolando toda e hoje está em uma situação muito desconfortável perante a opinião pública. Nos programas de televisão do horário eleitoral gratuito ela dizia que eu não fazia obras porque eu era incompetente, agora que ela está a frente do mandato, ela está vendo como é fácil falar, dificil é fazer. Fico triste com a situação da prefeitura que hoje não tem o respeito nem do empresariado, nem do funcionalismo público e muito menos da sociedade. A prefeita não pode botar culpa do seu insucesso em ninguém e sim assumir que ela não tem capacidade administrativa. Quando ela se elegeu provocou uma expectativa muito grande pois ela vendia a imagem de ser uma deputada operosa, mas nem isso ela era. Vivia em função da amizade que tinha com Paulo Souto e com Antonio Carlos Magalhães. Quando ela passou para o executivo ficou claro que ela não sabe administrar. Não tem competência para isso.

Mural do Oeste - O senhor também parece não gostar da ideia da prefeita não ter oposição na Câmara Municipal.

Saulo Pedrosa - Como dizia o grande escritor brasileiro Nelson Rodrigues: toda unanimidade é burra. Fiquei muito triste quando os vereadores eleitos no grupo de Antonio Henrique e os do nosso grupo - Tito e Carlão - debandaram para o lado da prefeita esquecendo as suas funções de legisladores e fiscais do Executivo. Ficaram refém da prefeita, sabe Deus por quanto.

Mural do Oeste - Diante do que o senhor já disse e pra gente mudar de assunto, que avaliação o senhor faz da prefeita Jusmari Oliveira?

Saulo Pedrosa - Acho que ela tem sérios problemas psiquiátricos, precisa de um médico com urgência para se tratar e não ficar botando a culpa nos outros por falhas que são dela. Ela diz que não consegue fazer nada por causa do meu governo e se esquece que os precatórios do Estádio Geraldão tem mais de 35 anos, eu nem pensava em ser político, durante o meu mandato fizemos uma negociação com o Tribunal e pagamos religiosamente todo mês a parcela referente ao precatório do Geraldão. A família que era dona da área está ai e pode testemunhar, não atrasavamos um dia. Acontece que a prefeita ficou sem pagar e ai o débito cresceu, por culpa dela e não minha. Há um débito feito no governo de Paulo Braga para a obra de captação de aguas pluviais do Jardim Ouro Branco e há um débito negociado com a Justiça, do Inss, da administração de Antonio Henrique. Agora querer atribuir a mim todas as mazelas da administração atual, isso não está certo. Na nossa administração os pagamentos eram feitos em dia, priorizavamos o funcionalismo público que recebia todo dia 25 de cada mês. O décimo terceiro nos pagávamos 50% em julho e 50% em novembro. Nunca deixamos os servidores na situação em que estão hoje.

Mural do Oeste - O senhor ainda pensa em ser candidato a prefeito de Barreiras?

Saulo Pedrosa - Não, de jeito nenhum. Eu já disse e repito: nem eu, nem Paulo Braga e nem Antonio Henrique deveriamos ser candidato a mais nada. Deveriamos abrir espaço para nomes novos. Não serei mais candidato por uma questão de foro íntimo. A população não sabe separar o joio do trigo e nivela todo mundo por baixo. Desta forma o povo acha que todo politico é desonesto. Eu tenho consciência tranquila que nunca desviei dinheiro público, nunca roubei nada de ninguém. Então eu não aceito ser chamado de ladrão e acho que a gente só deve acusar alguém quando a gente tem provas do que está dizendo. Entrei na política para contribuir da melhor forma possível, minha contribuição já foi dada, agora estou me dedicando a medicina que é a minha atividade profissional e sem ter o desgate que se tem na política. continuarei político por ser um cidadão e ter um Partido que gosto e respeito. Minha missão será contribuir dentro do Partido e não disputando cargo público.

Mural do Oeste - Qual será o caminho do PSDB nas próximas eleições?

Saulo Pedrosa - Temos feito várias reuniões, reorganizando o Partido. O PSDB já tem um bom quadro de candidatos a vereador e ainda iremos decidir se teremos candidato próprio ou se teremos apenas uma chapa de vereadores ou ainda se apoiaremos alguém. Esta não será uma decisão minha. A decisão será do Partido e de forma democrática.

Mural do Oeste - Qual dos pré-candidatos tem mais chance de ter o apoio do PSDB?

Saulo Pedrosa - a decisão será em colegiado. Não será uma decisão minha. Eu posso ser voto vencido. Se o Partido optar por Antonio Henrique, eu respeitarei a decisão dos meus companheiros mas estarei fora da campanha pois tenho problemas pessoais com ele (Antonio Henrique). Se o Partido decidir por Zito Barbosa, o candidato será Zito Barbosa e se o partido achar que deve ser Paê será Paê, só que neste caso eu também ficarei fora da campanha por ter sérios problemas com o PT. Se Paê estivesse em outro Partido, ai tudo bem, mas com o PT eu não vou.

Mural do Oeste - O senhor acha que em função do desgaste a prefeita Jusmari Oliveira é carta fora do baralho nas próximas eleições?

Saulo Pedrosa - Ela é mestre em manipular emoções do povo, é craque em assistencialismo, em dar cestas básicas, se for preciso chorar ela chora pra ganhar voto. Esta parte ela sabe fazer muito bem. Então é dificil dizer pois não sabemos o que o povão está pensando. As vezes a gente pensa uma coisa e é outra. Ela tem um discurso que empolga e sabe utilizar bem a televisão. É preciso ter toda atenção com isso. A administração dela está um caos mas não se pode perder de vistas que ela sabe vender ilusão. Vamos ver como os outros candidatos se sairão, Antonio Henrique tem sérias dificuldades de discurso e de televisão, Paê e Zito Barbosa, a gente ainda precisa ver qual será a estratégia de campanha que eles montarão. Só depois disso é que teremos uma visão mais aprofundada do quadro.

Mural do Oeste - O senhor se arrepende de alguma coisa na sua vida política?

Saulo Pedrosa - Não me arrependo de nada. Faria tudo de novo, da mesma forma que fiz.


Por Roberto de Sena Mural do Oeste/ TV WEB

------------------------------------------------------------------------

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem