Além da sobrecarga, a prática pode provocar danos diretos às fiações por conta da inabilidade da pessoa que realiza o serviço ilegal
Ações de combate às ligações clandestinas realizadas pela Neoenergia Coelba em Barreiras resultaram na remoção de mais de 2.400 ligações irregulares em 2024. A energia recuperada no período foi de 56,5 milhões de quilowatts-hora (kWh). O montante de energia é suficiente para abastecer 452 mil residências por um mês ou todo o município de São Desidério por 50 dias.
O resultado é consequência da mobilização em campo e investimentos em tecnologias realizados pela Neoenergia Coelba. No ano passado, mais de 2.500 mil inspeções foram realizadas pelos profissionais da empresa em Barreiras, que também adquiriu novos drones para auxiliar nas fiscalizações. Em paralelo, a distribuidora aprimorou as estratégias para identificar possíveis fraudes de maneira remota, aumentando a assertividade das ações.
As operações de combate às ligações clandestinas são realizadas em unidades de todas as classes sociais e segmentos econômicos. Em 2024, mais de 534 indústrias ou comércios foram flagrados com irregularidades no município. Em fazendas e unidades com atividades agrícolas, a Neoenergia Coelba flagrou 191 fraudes.
“O principal objetivo das ações é garantir a segurança da população, visto que as fraudes podem provocar acidentes fatais. As operações também são importantes para combater a concorrência desleal nos segmentos comerciais, uma vez que os estabelecimentos com ligações clandestinas levam vantagem indevida em relação a outras empresas do setor que atuam dentro da legalidade”, destacou o gerente de Recuperação de Energia da Neonergia Coelba, Madson Melo.
Crime e Denúnica
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 no Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática ilegal. Além disso, os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo paga entre todos os consumidores. Para isso, a Neoenergia Coelba reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento, como o teleatendimento 116, WhatsApp (71) 3370-6350 ou pelo site www.neoernergia.com/bahia
Assessoria de comunicação
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.