Tv Web

Presidente Lula recebe vacina contra dengue na rede privada antes do início da campanha do SUS



O presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), recebeu a vacina contra a dengue em 5 de fevereiro, antes mesmo de o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciar sua campanha de imunização. O Palácio do Planalto confirmou que a dose foi administrada pela rede privada, mas não divulgou detalhes sobre o modelo da vacina, seu custo ou o nome do laboratório responsável. 

A campanha do SUS contra a dengue começou quatro dias após a vacinação de Lula, e a escassez de vacinas na rede pública gerou críticas, levando o Ministério da Saúde a restringir a imunização ao grupo de 10 a 14 anos. Embora o Palácio não tenha especificado o modelo da vacina, é provável que Lula tenha recebido a Qdenga, a mesma vacina incorporada ao SUS. 

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência não explicou por que a vacinação contra a dengue não foi divulgada publicamente. Além disso, a segunda dose da vacina foi aplicada em 6 de maio, também sem divulgação, e as datas de imunização foram reveladas após pedido da Folha de São Paulo baseado na Lei de Acesso à Informação. 

O governo confirmou que Lula recebeu todas as doses de vacinas compatíveis com sua idade, tanto contra a Covid-19 quanto contra a dengue. No entanto, o local da aplicação e o modelo específico da vacina contra a dengue não foram informados oficialmente. 

Vale ressaltar que o Brasil enfrenta sua pior epidemia de dengue, com milhões de casos prováveis e milhares de mortes em 2024.

Com informações da Folha de São Paulo

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem