Quando não conseguimos resolver um grande problema, a técnica mais provável é dividi-lo em vários pedaços. Após a divisão resolver um a um com maior facilidade. O que antes parecia impossível agora pode ser mais passível de se encontrar uma solução, que não ser total, mas tem toda a possibilidade de ser parcial.
Uma cidade por melhor estruturada que seja tem uma imensidade de fatores e complexidades. Se o esforço se concentrar em apenas alguns desses problemas o resultado não conseguirá transparecer favorável para a totalidade da opinião pública.
Seja por isso que se estabelecem secretarias e se delega responsabilidades diversas e se exige competências múltiplas. Cada setor tem características próprias e exige conhecimentos específicos.
Todos trabalham contra o tempo quando os problemas mais graves surgem e nesses momentos é que o olhar do Gestor precisa fica atento e disponível para interferir na busca e na solução mais rápida e mais lógica.
As decisões precisam ser firmes com a devida dose de prudência e a clara concepção de promover equilíbrio entre os interesses de ambas às partes. Não é possível agradar a todos mais é sensato agradar a maioria.
Os conflitos existem e irão sempre existir, mas precisam ser contidos com o máximo de perseverança e paciência. O dialogo levado a total exaustão ainda é o melhor caminho para aparar as arestas que sempre irão surgir.
A administração precisa ser maior que o próprio administrador. Quando acontece o contrário, ninguém fica satisfeito, pois essa pratica só reflete o autoritarismo e o despotismo.
Muitos podem ser eleitos com expressiva contagem de votos, mas muito poucos se tornam lideres verdadeiros e autênticos.
Mesmo que nenhum consiga a aceitação plena por que unanimidade é completamente burra é preciso ser competente o suficiente para que suas ações se tornem definitivas pelo tempo necessário que precisam acontecer.
A vontade de fazer se não for aliada a competência de executar não representa muito ou quase nada. As promessas dependem apenas de palavras mas a realidade depende de ações concretas.
É interessante vender a ideia de uma mudança, quando todos já desejavam ou sonhavam que pudesse acontecer. O difícil é driblar todos os problemas e tomar ações que façam com que essa mudança se torne realidade.
Os sonhos só existem enquanto dormimos. Para fazermos com que aconteçam é necessário que estejamos acordados.
O povo cansado de sonhar com dias melhores e com situações mais favoráveis promoveu e deu vida a uma proposta de mudança. Agora está acordado e atento para que ela de fato aconteça.
A crônica de hoje é dedicada o amigo Devaldir Catarino, ao corpo docente e discente da Fasb que completam 18 anos de serviços prestados ao conhecimento e ao engrandecimento culturas e social do Oeste da Bahia.
Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.