Tv Web

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DESTA TERÇA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO, NA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS.


Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, foi apreciado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 62/15 de 28 de outubro de 2015 que dispõem sobre inclusão de emenda que altera artigo da Lei Nª 768/07 de 10 de agosto de 2007 que reformula o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério no Município de Barreiras. A proposição de autoria da Vereador Karlúcia Macêdo altera a data-base destes servidores de abril para janeiro.


Em seu discurso, a Vereadora Karlúcia Macêdo falou da importância da aprovação deste projeto que vem para dar garantia a um direito já conquistado pela categoria. A parlamentar afirmou ainda que acredita que não deveria ser necessário que os professores fossem para as ruas fazerem suas reivindicações, já que em sua concepção o poder público municipal deveria dar o devido reconhecimento a estes que diariamente trabalham na formação dos cidadãos barreirenses. Karlúcia também parabenizou a participação do SINPROFE na luta pela aprovação deste projeto.


Já o Vereador Digão Sá afirmou que seria um retrocesso não aprovar esse projeto que beneficia os profissionais da educação e solicitou que o poder executivo municipal envie para a casa o Plano Municipal de Educação. O edil também denunciou a situação do esporte em Barreiras, que segundo ele, se encontra em estado de calamidade. Digão disse que apesar do Vice-Prefeito ter afirmado que o município já contava verbas para a reforma do Ginásio Municipal de Esportes, nada foi feito até o momento e que o prédio está sendo utilizado como deposito de cadeiras quebradas. O Vereador solicitou também que sejam derrubados os muros do ginásio de esportes e que a prefeitura torne aquela aérea um espaço de convivência com quadras, quiosques e banheiros, já que o bairro Morada Nobre não recebe investimentos do poder público há mais de 20 anos.


O Vereador Aguinaldo Júnior que começou seu discurso falando sobre a importância da aprovação do PL nº 62/15, também parabenizou ao Sindicato dos Trabalhados Rurais e a Prefeitura de Barreiras pela realização do Campeonato de Futebol da Zona Rural que vêm ocorrendo no município e ressaltou o trabalho da Secretária de Infra-Estrutura na recuperação de estradas da Zona Rural.


Por sua vez, o Vereador Otoniel Teixeira voltou a falar da falta de apoio que os agricultores familiares estão tendo por parte do poder executivo municipal e clamou por medidas emergenciais em diversos bairros que sofrem com as chuvas dos últimos dias e falou sobre reclamações que moradores estão fazendo por conta da prefeitura estar asfaltando ruas atrás do antigo fórum e que nestas ruas só possuem lotes vazios enquanto as ruas com uma maior concentração de residência não estão recebendo o asfalto.


Para o Vereador Lúcio Carlos a votação do projeto é o reconhecimento de um direito dos professores que segundo ele sofrem uma angustia desde o inicio desta gestão. O parlamentar afirmou que os profissionais da educação não possuem segurança quanto a questão de reajustes salariais e que anualmente precisam fazer movimentos para garantir conquistas salariais desde que o atual prefeito assumiu a gestão do município. 


A Vereadora Marileide Carvalho autora de indicações aprovadas durante a sessão, parabenizou os professores presentes por sua luta, afirmou que estará sempre ao lado dos educadores e falou sobre recente visita que fez a um projeto de preservação ambiental no Vale do Rio de Ondas e sobre os trabalhos de combate a degradação ambiental ali realizados. Marileide afirmou que além das 10.000 ( dez mil) mudas de arvores frutíferas nativas do cerrado, será parceira de uma atividade de conscientização de preservação ambiental que será desenvolvido em escolas da região.


Afirmando que a Câmara nunca será contra nenhum projeto que beneficie os educadores, a Vereadora Graça Melo anunciou seu voto favorável ao PL 62/15. E a Vereadora Isabel Rosa que também anúncio antecipadamente o seu voto favorável ao PL, falou da importância dos profissionais da educação para a formação do cidadão e da necessidade de se valorizar estes profissionais. 



A denúncia de um morador da comunidade de Baraúna foi pauta do discurso do Vereador Alcione Rodrigues que se mostrou preocupado com o que pode acontecer com demais moradores que ali residem e ainda não receberam suas escrituras. Alcione também falou sobre a importância dos professores em sua vida e da importância da apreciação do PL 65/12 pela Câmara de Vereadores.


O Vereador Rui Mendes agradeceu em sua fala a conquista de iluminação pública e rede de energia no povoado de Vereda das Lajes, esta que foi uma reivindicação sua ao Deputado Estadual Antônio Henrique Júnior e ao Vice-Governador João Leão. Rui afirmou ainda que agora buscará a implantação de sistema de abastecimento de água nesta mesma localidade.


Vivi Barbosa pediu do Poder Executivo Municipal celeridade na limpeza que está sendo realizada no canal do bairro vila rica e solicitou ainda que sejam implantadas faixas de pedestres e sinalizações em frente e nas proximidades das escolas daquele bairro.


E para finalizar o Vereador Ben Hir parabenizou o poder executivo municipal pelo mutirão de saúde realizado no último sábado no bairro Barreiras I.

O Projeto de Lei 62/15 de autoria da Vereadora Karlúcia Macêdo e as indicações que constavam na ordem do dia foram aprovadas por unanimidades.

Da redação Tv Web Barreiras.


Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem