Tv Web

REGRA DA FIFA VETA TRANSFERÊNCIA DE LÉO MOURA, MAS EMPRESÁRIO VÊ CHANCE

O lateral-direito Léo Moura já havia acertado tempo de contrato, salário e realizado exames médicos no Coritiba, porém, dificilmente consiga vestir a camisa alviverde em 2015. Segundo o parágrafo 3 do artigo 5 do Regulamento de Transferências da FIFA, um atleta tem o limite de atuar em dois clubes durante uma mesma temporada, que já foi atingido pelo jogador no Flamengo, na Copa do Brasil, e pelo Fort Lauderdale Strikers, na NASL, liga secundária dos Estados Unidos.. 

Para a Fifa, temporada “é o período iniciado com a primeira partida oficial do campeonato nacional relevante, com o término na última partida deste mesmo campeonato". Léo defendeu o Flamengo na Copa do Brasil - contra o Brasil-RS no dia 25 de fevereiro - e o Strikers na NASL, considerada a segunda divisão americana e que é considerado campeonato oficial pela Fifa. Ou seja, se o lateral só tivesse atuado no Campeonato Carioca, sua transferência estaria liberada. 

Além disso, negociações internacionais são realizadas em um sistema eletrônico da FIFA (TMS [Transfer Matching System]) o qual acusará que o jogador já atuou em dois clubes na temporada. Caso a direção do Coritiba tente registrar Léo Moura, o sistema eletrônico acusará que o Coxa é o terceiro clube do jogador na temporada e bloqueia sua transferência. Consequentemente, a CBF não consegue fazer o registro nacional. 

Porém, mesmo que o regulamento da entidade seja claro, o empresário do jogador, Eduardo Uram, garante que ainda existem chances do jogador atuar pelo Coxa no Campeonato Brasileiro deste ano. 

- Ainda existem chances - garantiu o empresário. Questionado sobre quais seriam essas chances, Uram não quis especificar. 

A reportagem entrou em contato com advogados especialistas no assunto e ambos deixaram claro que juridicamente não há possibilidade do lateral-direito Léo Moura vestir a camisa do Coritiba em 2015. 

O parágrafo 3 do artigo 5 do Regulamento de Transferências da FIFA diz que "jogadores podem ser registrados com um máximo de três clubes durante uma temporada. Durante este período, o jogador só está elegível para jogar partidas oficiais para dois clubes. Como exceção a esta regra, um jogador em movimento entre dois clubes pertencentes a associações com sobreposição de temporadas (ou seja, início da temporada em Verão / Outono em oposição ao inverno / primavera) pode ser elegível para jogar em partidas oficiais para um terceiro clube durante a temporada relevante, desde que ele esteja tenha cumprido totalmente as suas obrigações contratuais para com seus clubes anteriores". Não há sobreposição de temporadas nos campeonatos disputados no Brasil e Estados Unidos.

A reportagem também tentou contato com a diretoria do Coritiba, que não atendeu as ligações. 

Volta ao Brasil de Léo Moura tem sido bastante complicada

A impossibilidade de Léo Moura jogar por um terceiro clube é só mais um capítulo de uma confusa tentativa do jogador de voltar ao Brasil. Um dia depois do empresário do jogador e do Coritiba terem afirmado que o lateral estava bem próximo do alviverde, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, fez o anúncio de sua contratação em entrevista coletiva, que foi negada pelo jogador pouco depois. Léo Moura confirmou depois que havia conversado com a equipe carioca, mas havia desistido sem antes ser chamado de "cascateiro" pelo presidente vascaíno.

Fonte: Globo Esporte

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem