![]() |
A maconha afeta o tamanho e formato dos espermatozoides, diminuindo suas chances de chegar ao óvulo |
O consumo de maconha pode dobrar as chances de homens com menos de 30 anos produzirem espermatozoides defeituosos - o que diminui sua fertilidade. É o que sustenta um estudo publicado no periódico especializado Human Reproduction.
A pesquisa foi conduzida pela equipe do professor Allan Pacey, da Sheffield University. Sua intenção era descobrir quais os efeitos de diferentes hábitos de comportamento e alimentação na qualidade do esperma. Segundo suas conclusões, o consumo de álcool ou cigarros de tabaco não afetam o tamanho e forma dos espermatozoides da mesma maneira que a maconha.
“Descobrimos que a maconha dobra os riscos de homens com menos de 30 ter espermatozoides disfuncionais. Em termos estatísticos, esse dado pulou em meio as nossas análises. Trata-se de um efeito real que não foi mostrado antes de maneira tão robusta”, disse ele ao britânico Independent. Segundo ele, o efeito sobre os homens com menos de 30 anos deve-se a uma questão de hábitos associados a essa faixa etária: homens mais jovens tendem a consumir mais maconha do que homens mais velhos.
O estudo analisou o esperma de 318 homens que foram a 14 clínicas de fertilidade na Inglaterra. Os mesmo homens foram entrevistados por um time independente de pesquisadores à cerca de seus hábitos. As perguntas incluíam detalhes sobre alimentação, tabagismo e uso de outras drogas.
O tamanho e a forma dos espermatozoides estão relacionados a sua capacidade de nadar e fecundar o óvulo. A maconha atua sobre essas características. Segundo Pacey, é necessário interromper o consumo da droga por três meses para que o ciclo de produção de esperma seja capaz de criar novos espermatozoides normais. “Você precisa parar em junho para ver alguma melhora em agosto”.
Fonte: Época
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.