O serviço público municipal de Barreiras amanheceu com apenas 30% do seu efetivo em funcionamento, como determina a lei de greve. Os servidores de Barreiras realizam hoje, 30 de agosto uma paralisação manifestando os seus anseios quanto aos seus direitos trabalhistas, garantidos em lei.
A mobilização começou na manhã de hoje com centenas de filiados reunidos na Sede do Sindsemb. No início da reunião foi lembrada a principal bandeira de luta, constituição do calendário de pagamento, a medida vai garantir mais dignidade aos servidores para honrar seus compromissos financeiros.
Durante a reunião vários servidores se queixaram principalmente do assédio moral. O “Governo do Trabalho” parece não entender que a participação em movimentos sindicais e trabalhistas é um direito. Os servidores continuam sendo coagidos e amedrontados pelos superiores hierárquicos no local de trabalho.
Outro assunto abordado é a reforma administrativa que a prefeitura está realizando. O Sindsemb considera plausível a necessidade de retenção de gastos e diminuição de servidores em determinados setores. O que não se pode tolerar e admitir é que o servidor que prestou concurso público sendo aprovado e considerado habilitado para exercer a função em determinado setor e consequentemente, ter estabilidade na vida laboral, seja transferido do seu local de trabalho e lá permaneçam servidores contratados. Portanto é necessário que se adote critérios para estas remoções.
Ainda falando da reforma administrativa, o Sindsemb também está preocupado com a situação dos funcionários contratados, alguns com mais de vinte anos de serviço prestados ao município estão sendo dispensados sem explicação.
Durante sua fala a presidente do Sindsemb, Carmélia da Mata afirmou que o sindicato não vai fugir do seu dever mais também lembra a necessidade do servidor cumprir os seus deveres. “Fomos eleitos para lutar pelos direitos do servidor, não nos refutaremos da luta em nenhum momento, é necessário que os servidores também cumpram os seus deveres,” afirmou.
Após a reunião os servidores saíram em caminhada até a Praça das Corujas. No trajeto os servidores entregavam a população um panfleto com os motivos da paralisação. A todo o momento a sociedade afirmava entender a luta dos servidores por sua dignidade e parabenizava a todos pela empreitada.
Além dos temas já abordados estão na pauta de reivindicações à valorização do servidor e a regularização da progressão vertical, um direito garantido em lei que vêm sendo negligenciado pelo governo.
O Sindsemb aguarda de forma esperançosa que a gestão municipal se posicione quanto às necessidades dos trabalhadores. Uma nova paralisação está prevista para próxima sexta feira, 06/09. Até esta data os servidores acreditam que o poder público já tenha se posicionado frente às solicitações.
Fonte: Mural Do Oeste
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.