Portal Tv Web Barreiras

DILMA FICOU ''IMPRESSIONADA'' COM DIMENSÃO DAS MANIFESTAÇÕES


Um dos principais interlocutores políticos do governo federal e articulador com movimentos sociais, o ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, afirmou que a presidente Dilma Rousseff está “atenta” e “preocupada” em entender a mensagem dos protestos. Na última segunda, 12 capitais foram tomadas por manifestações. Originalmente foram motivadas por aumento do custo da tarifa de ônibus e por gastos com a Copa das Confederações, mas os descontentamentos se mostram mais amplo em cada ato. “Ela (Dilma) está muito atenta e passou o dia de ontem muito preocupada em fazer essa análise (do significado dos protestos) e não tomar nenhuma ação, porque precisa fazer um diagnóstico dessa realidade para não sair tomando medidas”, afirmou o ministro a senadores durante depoimento em uma comissão.

 Carvalho é um dos principais interlocutores políticos do governo e é responsável pela articulação com movimentos sociais. Ele disse que pessoalmente acompanhou pela televisão os protestos e revelou que a presidente não apenas acompanhou as imagens, mas também ficou monitorando os atos por meio de auxiliares.

O ministro sugeriu que em um contato com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o momento em que os manifestantes ameaçaram invadir o prédio principal do Congresso Nacional foi o ponto mais sensível do protesto de segunda. “Esse é o limite. Não se entra no Congresso Nacional (...). Esse tem de ser o limite e cabe a quem está em posição de governo zelar pela lei e pela ordem”, afirmou o ministro em depoimento à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, onde dá explicações sobre uma suposta investigação paralela sobre o caso Rosemary Noronha. A Polícia Militar do Distrito Federal reforçou a segurança do Parlamento, que usualmente é guardado pela Polícia Legislativa. A atuação policial em Brasília e em São Paulo foi elogiada pelo ministro. “O processo foi exemplar, adequado. Ficamos até a meia-noite assistindo”, disse. Além da ocupação do Congresso, chamou a atenção do governo o volume de pessoas nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Na capital fluminense, havia estimativa de 100 mil pessoas nas ruas. Um dos desafios que o Planalto afirma estar encontrando frente à nova onda de manifestações é a nova modalidade de organização, sem direção ou estrutura hierárquica. O governo alega dificuldade em encontrar interlocutor para dialogar com esses movimentos. Gilberto Carvalho ponderou ainda que “há uma base social de descontentamento que se expressa neste momento”. “Precisamos entender a complexidade do que está ocorrendo”, afirmou o ministro.




Fonte: Portal Terra

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem