O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia cresceu 1,48% no primeiro trimestre de 2013, em comparação com o último trimestre de 2012, enquanto o PIB nacional cresceu 0,6% no mesmo período, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (29) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan). “Isso evidencia um ritmo de retomada do crescimento da indústria de transformação do estado, que registrou expansão de 6,4%”, destaca o secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli.
Previsão de crescimento está mantida
De acordo com o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, em uma perspectiva mais estrutural, mantém-se a tendência de diminuição do ritmo de crescimento do consumo e de um retorno de crescimento dos investimentos, dando maior equilíbrio entre os pilares da estratégia de crescimento econômico. “Nesse contexto, a nossa projeção de uma taxa de crescimento para a Bahia de 2,5% em 2013 está bastante alicerçada, pois, tradicionalmente, o segundo e o terceiro trimestre apresentam maiores taxas de crescimento da atividade econômica”, afirma Reis.
Comparação com 2012
Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, em 2013, no mesmo período, o conjunto da economia baiana registrou expansão de 1,5% e o PIB brasileiro 1,9%. No primeiro trimestre de 2013 a indústria baiana (transformação + extrativa + construção civil + Produção e distribuição de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana), teve crescimento de 3,2% na comparação com o mesmo trimestre de 2012. Dentre os segmentos da indústria, o crescimento que mais contribuiu e foi decisivo para a formação da taxa foi da indústria de transformação. Esse crescimento foi determinado, em grande parte, pelo aumento na produção de refino de petróleo e álcool (20,2%), veículos automotores (25,7%) e borracha e plástico (16,0%). A indústria extrativa também apresentou crescimento no primeiro trimestre (2,0%), determinado especificamente pelo aumento na produção de gás natural, a qual teve expansão de 11,0% no primeiro trimestre. Já a extração de petróleo contribuiu negativamente com queda de 10,2%. Setor de Serviços cresceu 0,9% O setor de serviços registrou expansão de 0,9%, influenciado pelo setor administração pública, principal segmento dos serviços, que cresceu 1,3%, e pelo setor de transportes, que acumulou um crescimento de 6,2%. Já o segmento do comércio varejista sofreu queda de 1,5%, devido às reduções nas vendas dos setores de atacado e varejo de combustível (-14,9%) e material de escritório e informática (-12,8%).
Seca ainda causa prejuízos à lavoura
O PIB do setor agrícola do 1º trimestre apontou retração de 4,2% na atividade. Mais uma vez a queda na produção agrícola teve como principal fator a seca que há dois anos atinge a Bahia. De acordo com os dados do LSPA do IBGE, no primeiro trimestre de 2013, os grãos registram retração de 6,3%, sendo que o algodão teve queda de 17,3%, a soja (-17,7%), cacau (-8,3%) e a cana-de-açúcar (-1,3%). Por outro lado, foi verificada expansão da produção de feijão (65,4%), milho (16,3%) mandioca (7,6%) e café (2,8%).
Fonte: Asc. Bahia
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.