Tv Web

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA FASB É TESTADA NA ZONA RURAL


José Santos da Silva Filho percorre todos os dias a distancia de 48 km de Barreiras ao povoado da Baixa do Coqueiro, na zona rural de São Desidério, localidade onde trabalha como professor na Escola Municipal José Costa Lopes. Ele vem trabalhando uma nova proposta de ensino baseada no Projeto Pedagógico da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), que estimula cooperação dos alunos com a sua aprendizagem e com sua inserção social. Os professores Pedro Bergamo – mediador da pesquisa da qual emerge a proposta - e José Neves conferiram neste mês o trabalho desenvolvido e ficaram surpresos com a aplicação da proposta em um contexto diferente.
“Eles se capacitam e se igualam com o aprendizado de alunos urbanos ao utilizar a base da Proposta Educacional da FASB”, diz Bergamo, ao assistir a aula como um dos alunos. A quatro anos como acadêmico de Direito da FASB, José Filho se admirou com qualidade do Projeto Pedagógico desenvolvido pela instituição, quando foi apresentado ao Projeto pela professora Giselda Frank, e decidiu implantar o projeto na escola onde trabalha. ”Não precisamos ir para o exterior buscar formas para melhorar nossa educação. Isso é feito aqui da forma simples e barata. Não é preciso de grande aparato tecnológico, apenas de saliva, giz, quadro, e um livro didático para ministrar uma aula”, diz.


  Sobre a proposta - Na FASB, cabe à Proposta Pedagógica estimular cooperação entre discentes e docentes na perspectiva de que a aprendizagem resulte em esclarecida mudança de conduta nas (futuras) ocupações, assim como aproximação com a realidade dos almejados campos de atuação. Ao ingressarem na Instituição, cumpre que se familiarizem com inusitadas praxes acadêmicas. A seguir, cabe aos próprios alunos se autonomizarem em cooperar, mediante pesquisas cujos resultados compõem Trabalho Interdisciplinar Institucional. Ao término da aprendizagem, são desafiados a demonstrar perfil profissional, mediante simulação de desempenho também coletivo em responder questões que não foram estudadas ao longo da frequência aos Cursos, mas que prometem ser de largo alcance para o desenvolvimento local-regional e inclusive do País.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem