Cerca de três mil pessoas participaram do I Seminário “FIOL: A Bahia quer, o Brasil precisa” com o objetivo de impulsionar a celeridade na retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste – Leste – FIOL, paralisadas por problema técnicos e ambientais. O evento foi realizado no espaço Bartira Fest no município de Barreiras nesta sexta-feira, 26. Fizeram parte da mesa o prefeito municipal, Demir Barbosa, os prefeitos de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, o governador Jaques Wagner, o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura Otto Alencar, o deputado João Leão, o ministro dos Transportes César Borges, o ministro dos Portos José Leônidas de Menezes Cristino, os senadores da República, Lídice da Mata e Walter Pinheiro, o presidente da VALEC – Josias Santana Cavalcanti, o deputado Hebert Barbosa, dentre outras autoridades políticas.
A obra e seus benefícios - A FIOl, que contará com 1.527 km de extensão passando por 49 municípios baianos envolvendo investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões, vai permitir a ligação entre o oeste do estado, na divisa com o Tocantins, ao Porto Sul, em Ilhéus, além de incrementar, agilizar e dinamizar o escoamento da produção agrícola da região oeste, também reduzirá o grande fluxo de caminhões carregados nas rodovias e ainda os custos com transporte. São Desidério, lidera no ranking nacional como o maior produtor de algodão pelo quinto ano consecutivo e maior produtor de grãos do norte e nordeste brasileiro, portanto em seu traçado a ferrovia passará por 240 km no município, o lote 07 nos termos técnicos.
De acordo com o superintendente da Construção da FIOL, da empresa estatal VALEC, Alderney Fausto Bessa Silva, o projeto para a construção do lote 07 da ferrovia, está concluído e orçado em R$ 531 milhões. "O projeto foi executado com os supervisores a partir de sondagem e a verificação geológica do terreno a pedido do Tribunal de Contas da União - TCU. O prazo para a execução é dia 31 de maio, e a partir disso, o problema das cavernas questionado e respondido pela VALEC, aguarda o parecer do IBAMA. A expectativa de retorno efetivo da construção do lote 07 é a partir de 1º de setembro. A partir do dia dois de maio foi solicitado o retorno da construção do que chamamos de obras de artes especiais, denominadas como a construção da pontes", relatou.
O prefeito Demir Barbosa, ressaltou que a construção da ferrovia trata- se de uma das maiores obras do Brasil. “Para São Desidério que é o segundo maior em extensão territorial com quase 15.000 km² e detém a maior parte da produção agrícola no oeste, a ferrovia será de grande valia, uma vez que facilitará a exportação dos nossos grãos e algodão para outros estados e países, e viabilizará a geração de emprego e renda, contribuindo plenamente para o desenvolvimento desta cidade” disse. O governador, Jaques Wagner afirmou que o retorno da obra está prevista para o mês de setembro deste ano e conclusão para até o final de 2014. “A FIOL, será importante não apenas para escoar a produção agrícola, mas, para transportar insumos e fertilizantes para o oeste que é um pólo do agronegócio, em especial para São Desidério que é destaque no Brasil pela sua extensão territorial e produção de grãos e algodão”, destacou.
Aumento da economia e geração de emprego - O senador da República, Walter Pinheiro ressaltou a importância da construção da ferrovia para a atração de recursos e investimentos na cadeia produtiva. “É fundamental que a produção da região oeste, especialmente São Desidério seja verticalizada, a exemplo do algodão que é produzido aqui e é exportado, seria interessante a implantação de indústrias têxteis no próprio município, gerando mais emprego e renda e fortalecendo a economia local”, afirmou
Agenda do prefeito - Ao final do evento da FIOL, o prefeito, Demir Barbosa participou com as demais autoridades da entrega das casas no complexo Barreiras I e II na BR 135 saída para Riachão das Neves, e em seguida teve uma reunião com o presidente do jornal A Tarde. O jornal apresentará no mês de maio o caderno com uma edição especial, a Expedição Oeste-Leste, onde a equipe fará uma visita a 09 municípios visitando os canteiros de obras da FIOL, mostrando um pouco de cada município e seu ecossistema e quais os principais impactos que sentirão os locais de instalação da ferrovia.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.