A Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa) promoveu, na última semana, na região oeste da Bahia, uma série de atividades comemorativas pelo Dia Mundial da Água, 22 de março, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a reflexão sobre a conservação da água doce. Com o tema “Sustentável em cada gota”, a Embasa mobilizou, na última sexta-feira (22), cerca de 900 estudantes da escola Sagrado Coração de Jesus, em Barreiras, para um concurso de paródia. Dos 174 trabalhos inscritos, a vencedora foi a estudante Emily Silva de Souza, da 6ª série do ensino fundamental, que transformou a música “Um Beijo”, interpretada por Luan Santana, em “Água Valiosa”, e ganhou uma câmera fotográfica.
“Ao escrever a paródia, percebemos o quanto precisamos salvar este recurso tão importante para as nossas vidas”, diz. Os estudantes que responderam a perguntas ligadas ao abastecimento de água ganharam brindes, como camisas, squeezes e canetas. No domingo (24), foi a vez da população e dos funcionários da Embasa acordarem mais cedo e pegarem suas bicicletas para participar de um passeio ciclístico que percorreu as ruas de Barreiras com o objetivo de alertar a população para a necessidade do uso sustentável da água e o combate ao desperdício.
Na quarta-feira, dia 20, a Unidade Móvel da Embasa atendeu, na praça Castro Alves, e distribuiu cartilhas educativas sobre abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para os clientes. Palestras educativas - Em Luís Eduardo Magalhães, foram promovidas quatro palestras na quinta, dia 21, na Escola Municipal Mozart Feliciano, quando a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, falou para 650 crianças do ensino fundamental sobre a importância do uso racional da água.
“É importante essa sensibilização para que as crianças possam adquirir o hábito de não desperdiçar água e contagiar os outros membros da família”, afirma. Em Ibotirama, dia 21, cerca de 120 crianças do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente visitaram a estação de tratamento de água (ETA) da cidade e aprenderam sobre as etapas de tratamento da água captada no rio São Francisco. Em Cotegipe, cerca de 60 estudantes do grupo Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Municipal Eduardo Maciel, ouviram a explicação de técnicos da empresa sobre como é operado o sistema de abastecimento de água do município.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.