Tv Web

Empresária de Barreiras diminui 10% de custo fixo depois de participar de solução do Sebrae



“Sempre tive paixão por animais. Um dia, o sonho de trabalhar com eles tinha que se tornar realidade.”

 O desejo era da empresária Rita de Andrade Dias, proprietária da Chuchu Dog’s, um pet shop situado no centro de Barreiras, oeste da Bahia.

Hoje, são 14 anos de empresa direcionada à estética de animais. São oferecidos serviços como banho e tosa, hidratação, alisamento de pelo, vinho terapia  aromaterapia e tintura. Para realizar todas essas atividades, Rita conta com a colaboração de sete funcionários.

 Consolidada na cidade, a empresa de Rita vem aumentando cada vez mais a clientela. Mas, apesar da fidelização de clientes, as contas da empresa não estavam fechando.

Segundo Rita, o custo fixo do negócio era de 50% do faturamento. Ao se inscrever no curso de Gestão Financeira: Do Controle à Decisão, algumas dificuldades foram identificadas, como diferenciar custos e despesas, administrar taxas dos cartões e formação de preço dos produtos da loja.

 O principal retorno obtido foi a redução do custo fixo da empresa de 50% para 40%. “O objetivo é chegarmos em breve aos 30%,” almeja Rita. O curso integra o Programa Sebrae para Empresas Avançadas (Sebrae Mais) e é uma solução semipresencial que utiliza a internet para a interação entre o participante e o consultor durante o processo de capacitação.

 A partir do diagnóstico empresarial, cada participante tem um plano de capacitação feito sob medida. Após três etapas do curso, Rita conseguiu superar alguns desafios na empresa.

A primeira medida adotada foi a elaboração de um plano de contas e a implantação do controle de movimentação diário do caixa. Em seguida, atualizou controles de contas a pagar e a receber e passou a fazer levantamento da estrutura de custos da empresa.

 Foi elaborada também uma ficha técnica dos produtos e serviços comercializados e o registro correto das despesas com vendas em cartões.

 Com essas mudanças, os resultados surgiram rapidamente. Hoje, há mais controle financeiro na empresa e acompanhamento diário de toda a movimentação de caixa. Rita também realiza o planejamento de fluxo de caixa para manutenção da capacidade de pagamento da empresa e a identificação das margens de lucro dos produtos e serviços.

 Com turmas iniciadas em agosto deste ano, o a Unidade Regional do Sebrae em Barreiras concluiu três turmas de Gestão Financeira, sendo uma em Luís Eduardo Magalhães e duas em Barreiras, reunindo 32 participantes.

 Para a consultora que ministrou o curso, Mayara Ledo, o resultado foi positivo nas três turmas. “Houve um crescimento médio de 74% no nível de gestão financeira das empresas participantes, o que demonstra o caráter prático da solução.

 Além disso, verifica-se o comprometimento dos empresários com os resultados dos negócios”, disse. De acordo com o coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o curso deu um suporte direcionado ao desenvolvimento das empresas.

 “A solução subsidia o empresário com ferramentas de gestão e controles financeiros que irão nortear decisões e ajudar na implantação de estratégias mercadológicas".


 A empresária Rita achou que tudo favoreceu para que participasse do curso para aprimorar a gestão da empresa.

 “O curso veio em boa hora, porque eu não tinha condições de estar sempre em sala de aula. E cumprir com as atividades propostas pelo curso, usando dados da empresa, foi esclarecedor e me educou.

 Foi possível identificar, de forma detalhada, onde melhorar. E para 2013, desejo que minha empresa mantenha a qualidade e obtenha efetivamente lucro,” aposta.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem