
Com conclusão prevista para o início de 2013, a estação que vai tratar os esgotos domésticos da cidade de Barreiras tem 90% de sua estrutura montada.
Em fase final de execução, a nova estação de tratamento de esgoto (ETE) de Barreiras está com 90% da sua estrutura construída e a previsão é de que comece a ser operada no início de 2013. Localizada às margens da BR-135, na saída para o Piauí, a estação terá capacidade para processar uma vazão média de 266 litros por segundo (l/s) de esgotos domésticos e vai atender toda a sede do município.
O consórcio responsável pela execução da obra está concretando os três dafas (digestores anaeróbicos de fluxo ascendente) da estação e implantando o emissário, estrutura que conduz os efluentes tratados para o rio Grande. Os leitos de secagem, estrutura para onde é destinado o lodo retirado dos dafas, já estão concluídos. A ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras também prevê a construção de nove estações elevatórias e a recuperação de mais duas já existentes que vão garantir o bombeamento dos esgotos até a ETE em construção.
Segundo o gerente regional da Embasa em Barreiras, Francisco Araújo Andrade, antes da conclusão desta obra de ampliação, a Embasa começou a interligar os imóveis nas imediações dos bairros Vila Amorim, Vila dos Funcionários e Vila Rica, que terão os esgotos domésticos destinados, provisoriamente, para a ETE do Centro Histórico até iniciar a operação da ETE da BR-135. O atual sistema atende 10% da sede do município, coletando e tratando esgotos de 3,7 mil ligações. Após a ampliação, a nova ETE passará a receber os esgotos domésticos de mais 24 mil imóveis, beneficiando cerca de 91 mil pessoas.


Assessoria de Comunicação da Embasa
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.