
Caríssimos fiéis da Igreja Católica e demais habitantes dos Municípios que compõem a Diocese de Barreiras.
“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!” (Mt 22,21)
Chegando à última semana das eleições municipais 2012, agradecemos a Deus pelo processo eleitoral democrático que as instituições, os candidatos e o povo da Diocese de Barreiras estão realizando.
Em Barreiras e nos outros municípios, as autoridades eleitorais intervieram, quando foi necessário, para coibir abusos e comportamentos inadequados. O horário eleitoral gratuito e os outros meios de propagação política se mantiveram em níveis aceitáveis. A disputa está sendo salutar. Os pretendentes às prefeituras e às câmaras municipais foram obrigados a traçar programas e, democraticamente, expuseram ao eleitorado. Os elementos para o discernimento estão postos à mesa, de modo que os eleitores poderão fazer a sua opção no dia 7 de outubro. Fica claro que o voto se conquista com planos de governo, idéias consistentes, comportamentos éticos e administrações responsáveis.
A Diocese de Barreiras, nesta campanha eleitoral, fez um esforço importante para manter uma postura coerente com as disposições canônicas da Igreja Católica e com as regras da Justiça Eleitoral. As nossas igrejas, capelas, centros comunitários e salões não se tornaram espaços de propaganda para nenhum candidato. Um processo cidadão, como o Brasil está consolidando, deve superar os currais eleitorais, também os de cunho de religioso. Graças a Deus que muitas igrejas cristãs, religiões e entidades civis se irmanaram por um processo eleitoral verdadeiramente cidadão. Com essas entidades trabalhamos na conscientização, na formulação dos debates e agora no funcionamento do Comitê contra a Corrupção Eleitoral em Barreiras e em Luis Eduardo Magalhães.
Testemunhando pela primeira vez o processo eleitoral na região, presenciei momentos de saudável participação popular e de festa. Lamentamos muito os episódios de violência registrados em alguns municípios de nossa diocese. A história das eleições, em nossa região, tem registrado progressos importantes no campo da cidadania, mas alguns vícios persistem. Um dos mais terríveis é a compra e venda de votos. Quem presenciar ou souber de algum ilícito, pode denunciar aos comitês, aos juízes eleitorais e às autoridades competentes.
Como está acontecendo em outras partes do Brasil, as autoridades constituídas mantenham alta a vigilância para garantir a pureza do voto e a incolumidade física dos eleitores, dos candidatos e do povo em geral. Temos histórico e indícios que exigem atitude e responsabilidade.
Aos eleitores/as pedimos que compareçam às sessões eleitorais para o cumprimento de um dever que contribui para promoção do bem social.
Que vencedores e vencidos saibam aceitar a vontade expressa no voto soberano do povo. Como exige o processo democrático, o “político deve cumprir seu mandato, no Executivo ou no Legislativo, para todos, independente das opções ideológicas, partidárias ou qualquer outra legítima opção que cada eleitor possa fazer” (CNBB, Nota sobre as Eleições 2012).
Incentivamos a sociedade civil e cada eleitor em particular, passadas as eleições, a acompanharem a gestão dos eleitos, mantendo o controle social sobre seus mandatos e cobrando deles o cumprimento das propostas apresentadas durante a campanha.
Aos Santos Anjos de Deus, a São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, cujas festas celebramos nestes dias, rogamos por eleições pacíficas, discernimento cidadão, voto consciente, soberania do eleitorado, aceitação democrática dos resultados das urnas e retomada da vida normal de todos os municípios e que a transição de governo aconteça onde o povo decidir segundo as leis da cidadania.

Em Cristo Jesus,
Dom JOSAFÁ MENEZES DA SILVA
Bispo da Diocese de Barreiras
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.