
Planalto deve escolher o modelo correto nas privatizações recém-anunciadas de ferrovias e rodovias, sem repetir os erros ocorridos nas concessões de aeroportos promovidas no início do ano. A cobrança foi feita nesta quinta-feira (30) pelo líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE).
Em entrevista à “Folha de S.Paulo” e ao portal UOL, o presidente da recém-criada Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, admitiu que o governo se equivocou na primeira fase de concessão de aeroportos, realizada no começo do ano. Segundo ele, as empresas passarão a ter de comprovar experiência para participar de leilões.
“Estão assumindo oficialmente que erraram ao pensarem muito mais no resultado econômico do que na experiência de quem ia gerir os aeroportos, o que garantiria qualidade na gestão. Espero que se escolham o modelo correto para evitar o prejuízo a milhares de brasileiros com este reconhecimento de hoje”, afirmou o líder tucano da tribuna.
No leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, realizado em fevereiro, o governo arrecadou R$ 24,5 bilhões. Até o momento os passageiros não perceberam melhorias nesses terminais.
O deputado do PSDB voltou a criticar a demora para a gestão petista reconhecer a importância das privatizações. Segundo ele, foram dez anos perdidos em virtude de puro preconceito ideológico.
“Importante lembrar que na transição do governo FHC para o de Lula eles assumiram o mesmo modelo de política econômica, mas levaram uma década para reconhecer que o Brasil estava no rumo de compreender a interação entre capital privado e o Estado, pois os recursos para investimentos não eram suficientes”, apontou o líder.
A EPL vai comandar investimentos de R$ 133 bilhões em cinco anos em ferrovias e rodovias. Na entrevista, Figueiredo admite o erro claramente: “Não houve essa exigência de qualificação de empresas para entrar no processo, que elas fossem o que há de melhor em termos de operação”, afirmou. Como destacou o tucano em seu pronunciamento, a expectativa é a de que a gestão petista tenha aprendido a lição.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.