
Augusto Andrighetti Klemz é dono de uma microempresa em Barreiras, no Oeste da Bahia. Ele tem uma fábrica de uniformes, na Vila Regina e conta com 26 funcionários. A empresa existe desde 1986 e hoje produz uniformes escolares, industriais para empresas e fazendas, além de camisetas promocionais. Os clientes são de todo o Oeste da Bahia, do Sul do Piauí e do Tocantins.
O empresário é natural de Blumenau, Santa Catarina, grande polo de indústrias do segmento têxtil. E foi essa influência que o fez apostar no ramo. Tudo teve início com os pais de Augusto, que tinham uma pequena loja de confecção e aos poucos migrou para o ramo de uniformes e camisetas.
Assim surgiu a Robe Belle, hoje referência em uniformes. “Começamos no negócio por afinidade e necessidade. Foi uma época difícil em que passamos por apertos financeiros. Minha mãe adorava costurar e, para obter uma renda extra, passou a fazer roupas infantis. Desde então nunca mais parou”, conta.
Inovação
Augusto sempre quer por em prática ideias empreendedoras, investir em inovação de processos e produtos. “É o caminho para se conservar bem no mercado. A cada semestre, pretendemos lançar algo no mercado, sendo na área de uniformes ou entrando em novos segmentos, como moda íntima masculina”, explica.
Segundo o empresário, o negócio vem crescendo em produtividade, na organização de processos, normatizando operações, investindo em tecnologias e consultorias técnicas. Os resultados estão aparecendo e, em um ano, a produtividade e o faturamento dobraram. “Quando iniciamos mudanças na gestão da empresa, introduzindo uma nova política de planejamento, estratégias e visão a longo prazo, tudo melhorou e passamos a atuar com mais foco, obtendo bons retornos”, avalia.
Augusto é um dos empresários inscritos no Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Segundo ele, uma oportunidade importante, por mostrar para onde se deve caminhar e onde se pode chegar com empenho, profissionalismo e técnica.
Na Região Oeste da Bahia, até agora 350 empresas se inscreveram e 122 responderam o questionário, estando assim habilitadas para MPE Brasil 2012.
O coordenador da Unidade Regional do Sebrae no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, entende que o prêmio, além de representar um grande reconhecimento para aqueles que se destacam, é também uma oportunidade para que os empresários possam se instrumentalizar com ferramentas de gestão e de avaliar os indicadores operacionais/financeiros da empresa.
Prêmio MPE Brasil
O Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas é promovido pelo SEBRAE Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Trata-se de um reconhecimento estadual e nacional às empresas que promovem o aumento da qualidade, produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão fundamentados no modelo desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade, o MEG - Modelo de Excelência em Gestão.
O prêmio é dirigido a negócios de todos os setores da economia e os concorrentes são avaliados pela qualidade da administração e da capacidade inovadora empresarial.
As empresas premiadas ganham o direito de utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelências mundiais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto pela internet ou em pontos de atendimento do SEBRAE. Mais informações sobre o prêmio no site http://www.premiompe.sebrae.com.br ou em pontos do Sebrae. Em Barreiras, o Sebrae fica na Avenida Benedita Silveira, número 132, Ed. Portinari, Centro. O telefone é: (77) 3611-3013.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.