Amanhã, 29, a partir das 12h, a prefeita Jusmari Oliveira recebe o governador Jaques Wagner para a inauguração do sistema de abastecimento de água destinado a 13 comunidades localizadas no Cinturão Verde, em Barreiras. O evento será no povoado do Bezerro, um dos beneficiados pelo sistema. Após 20 anos 2.030 moradores daquela região deixarão a sofrível rotina de buscar água potável em carroças e ônibus no centro de Barreiras, há mais de 15 km. As obras de construção do sistema integrado de abastecimento de água na região do vale foram executadas pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia – CERB em um investimento de R$ 1,4 milhão.
A água é captada através de uma derivação da adutora de água tratada da Embasa, no bairro Boa Sorte, e levada por um sistema de adução com 22 metros de extensão, composto de tubulação com diâmetros variados. Faz parte ainda do sistema integrado de abastecimento uma estão de tratamento composta por casa de cloração para desinfecção da água. Também foram implantadas duas estações elevatórias de água tratada apoiadas em base de alvenaria. Foi construído ainda um reservatório apoiado em concreto armado com capacidade de armazenar 80m3 de água e, instaladas 472 ligações domiciliares.
A obra faz parte do Programa Água para Todos que tem como foco principal aumentar a oferta de água de qualidade e ampliar os serviços de saneamento básico para todo o território baiano, priorizando o semi- árido
Cotidiano – A vida é simples e sem muitas surpresas para os moradores do Cinturão Verde. São pequenos produtores que vivem da criação de gado e do plantio de hortaliças que abastecem as feiras livres de Barreiras. Em média, possuem um hectare de terra, de onde tiram o sustento com plantios realizados duas vezes ao ano. Utilizam água salobra, vinda de poço artesiano para os afazeres domésticos e irrigação das lavouras. Quando levam os produtos para vender na feira, aproveitam para abastecer os camburões de água doce para o consumo próprio. A prefeitura reforça o abastecimento com o envio de caminhões pipas regularmente às localidades. “Este sistema que conquistamos junto ao Governo do Estado garantirá mais saúde e melhorias de vida para estas pessoas. Certamente, terão condições de aumentar sua renda e, viver com mais dignidade, após mais de 20 anos de luta pela água doce”, avalia a prefeita Jusmari Oliveira.
Localidades atendidas: Baixão, Canabrava, Boqueirão do Rodrigues, Boqueirão do Justino, Arraial da Penha, Mantiqueira, Bezerro, Palmeiras, Correio, Brejo Novo, Bom Jesus, Barra da Água Vermelha e Tabua da Água Vermelha, no município de Barreiras.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.