A Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 09 e 10 de março um mutirão para intensificar o serviço de cadastramento do cartão SUS à população que ainda não dispunha deste instrumento. O trabalho atende às indicações do Ministério da Saúde acerca do preenchimento do número do Cartão Nacional de Saúde do usuário no registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares.
Segundo a secretária, Cássia Carlos Neves, “por meio do cadastro será possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde e a vinculação de cada usuário ao domicílio de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde”. Cássia lembra ainda que o cadastramento permite a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde.
A realização do cadastramento domiciliar de base nacional, aliado à possibilidade de manutenção e atualização dessa base, pode permitir aos gestores do SUS a construção de políticas sociais integradas e intersetoriais nos diversos níveis do governo. Cerca de 2150 usuários foram cadastrados, só na sede do Município, nos dias do mutirão. Além da Saúde, as secretarias de Administração, de Educação e de Assistência Social também participaram do movimento.
Joana Almeida é casada e procurou os postos de cadastramento para fazer o cartão. “Utilizamos os serviços públicos de saúde, por isso é importante este trabalho que pode melhorar ainda mais o atendimento à população”. Catarina dos Santos de 63 anos também seguiu as orientações. “Ouvi o anuncio no carro de som e vim me cadastrar, moro na zona rural e nunca tive como fazer o cartão do SUS, foi muito bom terem feito esse mutirão”.
No município, mais de 20 mil pessoas já possuem o número do Cartão Nacional de Saúde. O serviço de cadastramento continua no PSF Antonio Pereira da Rocha e no Centro Municipal de Saúde de São Desidério. A meta é de se realizar até 8 mil cadastros até o fim do mês de maio deste ano.
Texto: Jackeline Bispo
Foto: Rodney Martins
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.