Portal Tv Web Barreiras

PREFEITO DEMIR BARBOSA VISITA SIKUÉ E REFORMA DE ESTRADA DE ACESSO A XINGÚ AGRI



O prefeito Demir Barbosa, acompanhado por uma comitiva de secretários de governo e vereadores, visitou na terça-feira, 06, o empreendimento Sykué Bioenergya Eletricidade, localizada a 130 km da sede de São Desidério. A Sykué é a primeira usina termelétrica do Brasil a produzir eletricidade a partir da queima do capim elefante. A visita também contou com a presença de Ana Maria Diniz, filha do empresário Abílio Diniz, e de seu esposo Luis Felipe Dávila, casal sócio-proprietário da usina.

“Um empreendimento inovador e São Desidério sai na frente pelo pioneirismo de um projeto que também se preocupa com o meio ambiente porque produz uma energia limpa, sem falar que atrai empresários de todo o país para esta parte do Brasil, a exemplo do ex-presidente da Vale do Rio Doce, Roger Anelli”, frisou o prefeito Demir.

A comitiva conheceu as instalações e o funcionamento da termelétrica, desde a plantação do capim elefante que é a matéria-prima para gerar eletricidade, até o produto final. O capim pode chegar a 6 metros de altura. São 27 toneladas queimadas por hora, o suficiente para gerar 30mw por hora e atender uma cidade de 30 mil habitantes. “Hoje existem 4,5 mil hectares plantados, a maior do mundo, com possibilidade de chegar a 10 hectares. As terras do município tem boa aceitação da plantação do capim e a energia produzida é entregue a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e também comercializada para grupos como Pão de Açúcar”, destacou Luis Felipe Dávila.

Todo um acompanhamento do capim é feito assim como uma observação criteriosa das matrizes. Para o funcionário André Luis Basso, a importância técnica dada ao estudo do capim é singular. “Não existe nenhum outro laboratório que estuda esse capim como fazemos aqui. É uma tecnologia nova introduzida na região. No futuro esse exemplo poderá ser copiado a partir dos experimentos que realizamos aqui”.

São cerca de 250 empregados que trabalham de forma direta ou terceirizada. Outros 250 empregados são contratados em períodos sazonais, na época de plantio e de colheita, muitos residem no próprio município. Há um ano e meio Avaci dos Passos de Souza, 45, que é do povoado de Ilha do Vitor, trabalha na Sykué como tratorista. “Já me acostumei a trabalhar aqui. Temos refeição, assistência médica e nos fins de semana posso voltar para casa”.

Visitando obras – Da Sykué, a comitiva percorreu cerca de 40 km até o trecho que dá acesso a maior beneficiadora de algodão da América Latina, Xingú Agri, onde a Prefeitura Municipal realiza um trabalho de recuperação de mais de 45 km até a Br 020, em parceria com proprietários de fazenda localizadas nestas imediações.

O trabalho é feito por meio do Programa Permanente de Recuperação de Estradas Vicinais, mantido por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Há mais de um mês, 10 carretas, dois tratores de esteira, duas patrols, duas pás carregadeiras e um rolo compressor realizam o levantamento de grade da estrada, encascalhamento e contenção de águas fluviais. A parceria determina que a prefeitura arque com o maquinário e pagamento das diárias e os fazendeiros com o óleo diesel.

De acordo com o prefeito Demir, a previsão é que mais 20 dias sejam necessários para conclusão. “Um trânsito pesado com mais de 500 carretas que passam por aqui todos os dias, responsável pelo escoamento da produção de grandes fazendas que se concentram nessa parte. É a região produtora do município e por isso merece uma atenção especial do governo”.

Por Ana Lúcia Souza

Fotos: Rodney Martins

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem