Tv Web

Lideranças de Barreiras participam de encontro sobre obra de esgoto


A Embasa promoveu, na tarde de ontem (30), uma reunião com líderes comunitários de Barreiras, no oeste da Bahia, para apresentar o balanço parcial das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). Cerca de 30 líderes de bairros como Barreirinhas, Santa Luzia e Vila Nova, que já receberam a rede coletora de esgoto, incluindo os ramais dos imóveis, participaram do encontro. Os técnicos apresentaram um panorama geral de execução e esclareceram dúvidas relacionadas ao empreendimento, que vai passar a atender inicialmente 24 mil ligações, aproximadamente 91,2 mil habitantes.

Com um investimento público no montante de R$ 78 milhões (recursos da Embasa financiados pela Caixa Econômica Federal), a obra de ampliação do sistema, já está com 64% da rede coletora implantados e 39% dos ramais prediais assentados próximos aos imóveis a serem atendidos. Segundo Teobaldo, nos últimos três meses, houve uma redução no ritmo de implantação dessa tubulação por causa do período de chuvas. “Com a estiagem, vamos acelerar o ritmo do trabalho”, declarou.

Durante este período, a obra deslocou parte dos 280 funcionários, divididos em um total de 12 frentes de trabalho, para a construção das estações elevatórias, estruturas responsáveis pelo bombeamento do esgoto doméstico para o tratamento - e da própria Estação de Tratamento de Esgoto, em construção na BR-135, na saída para o Piauí. Segundo Maurício Werner, liderança comunitária da Morada da Lua, a reunião foi bastante participativa e esclareceu pontos desconhecidos para a maioria dos moradores de Barreiras. “Este encontro foi importante para disseminar as informações acerca da obra de esgotamento que, muitas vezes, circulam de forma confusa e equivocada entre a população”, acredita.

Social - Como forma de mobilizar a comunidade, o consórcio responsável pela execução desta obra vem realizando encontros regulares nos bairros, onde acontecem as intervenções, e promovendo as reuniões da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO), além de oficinas e treinamentos em saúde pública e sobre o uso correto dos equipamentos que compõem um sistema de esgotamento sanitário. A partir deste ano, a mobilização passa a munir os moradores de informações relacionadas às ligações intra-domiciliares, que são de responsabilidade do morador ou proprietário e possibilitam que o esgoto produzido em cada imóvel seja destinado à rede pública coletora de esgotos domésticos.


Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras

(77) 3612 9366




--
Assessoria de Comunicação
Unidade Regional de Barreiras (UNB)/ Embasa
55 77 3612.9366

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem