Os conflitos entre as comunidades geraizeiras e o Condomínio Estrondo, em Formosa do Rio Preto, são retratados no documentário “Gerações-Gereizeiras” (2017), que será exibido no dia 31 de outubro, das 19h às 22h, no Auditório 1 do Pavilhão de Aulas 1, do Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. A atividade integra Cine Humanizartes, projeto de extensão do Centro das Humanidades da UFOB.
A película, dirigida por Marcos Beltrão dos Santos, mostra a resistência das famílias geraizeiras contra a destruição ambiental e contra a grilagem dos territórios tradicionais das comunidades no alto Rio Preto. Após a sessão, haverá uma mesa-redonda com participação de Napoliana Santana, Tayse Palitot, Valney Rigonato e Abner Costa, que discutirão, respectivamente, os temas “Ancestralidade e Territorialidade Quilombolas”; Conflitos Socioambientais”; “Neoextrativismo no Matopiba”; e “os conflitos socioambientais no Oeste da Bahia e os casos que a 10envolvimento acompanha.
A atividade é gratuita e oferecerá certificado de participação de três horas.
Ascom. UFOB
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.