A fazenda de Geraldo Rocha se expandia por toda a curva inferior do Rio Grande. O local possuía elevação natural e era coberta de capim , onde pastava o gado de raça, que eram vendidos aos fazendeiros que procuravam gado de melhor genética.
O sonhador Geraldo Rocha, homem a frente do seu tempo, faleceu em 59, deixando todas as suas idealizações plantadas na história de Barreiras, e certamente desejou que o tempo fizesse da cidade um lugar desenvolvido e de oportunidade para todos. Geraldo implantou em Barreiras a 1° hidrelétrica do interior do nordeste a gerar energia para o próprio município e assim atraiu diversas empresas para instalar-se por aqui, sendo a principal delas o frigorífico "matadouro".
Na década de 70, o Prefeito de Barreiras Baltazarino Araújo Andrade criou a exposição-feira agropecuária, mas para isso, o dinâmico gestor foi apoiado pelos herdeiros do Dr. Geraldo Rocha, onde fizeram a doação de toda a área da atual da sua antiga fazenda e também de grande parte superior do terreno do parque de exposições atual.
O terreno foi generosamente doado a Barreiras, “de boca”, como antigamente se fazia , pelo seu sobrinho e herdeiro, ex-Governador baiano Dr. Antônio Balbino de Carvalho Filho, pois na década de 70 ainda não existiam documentos cartoriais.
Atualmente, a documentação do PARQUE ENGENHEIRO GERALDO ROCHA já está devidamente assinada entre a Prefeita e os descendentes do doador, onde permanece profundamente ancorada em laços afetivos e de pertencimento, simbolizando tudo aquilo que o local representava no capítulo da formação de identidade entre os barreirenses e seu patrimônio.
Hoje o parque é do povo, assim como Geraldo amava Barreiras.
HISTÓRIA BÔNUS: Colégio Antônio Geraldo
Barreiras já teve um filho da terra como Governador da Bahia, o 33° na linha de sucessão. Antônio Balbino de Carvalho Filho foi governante do estado na década de 50 e construiu aqui em Barreiras o magnífico Colégio Estadual Antônio Geraldo, e comunicou ao tio e grande amigo Geraldo Rocha, que iria dar seu nome ao educandário, porém Geraldo Rocha respondeu-lhe:
-”Aceito a honraria, mas não para mim, aceito-a para meu pai, Antônio Geraldo, que, sendo um sertanejo, enviou-me para estudar em Salvador e me tornar o que sou.”
ORGULHO PARA BARREIRAS
Antônio Balbino de Carvalho Filho nasceu em Barreiras em 22 de abril de 1912 e morreu no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1992.
Jornalista, professor e advogado, Antônio Balbino Filho era afeito à área econômica e concentrou sua administração em construir no estado um arcabouço financeiro sólido. Assumiu ainda diversos cargos políticos de destaque, como;
Deputado Estadual - BA
Deputado Federal - BA
Ministro da Saúde do Brasil
Ministro da Educação do Brasil
33° Governador do Estado da Bahia
Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil
Ministro da Fazenda do Brasil
Senador do Estado da Bahia
As mais icônicas obras de Antônio Balbino na capital baiana foram a construção da Fonte Nova e Teatro Castro Alves.
Mãe: Custódia Rocha de Carvalho
Pai: Antônio Balbino de Carvalho
Fonte do texto: Pagina do Facebook Barreiras em desenvolvimento
Nenhum comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Post a Comment