Tv Web

BARREIRAS EM IMAGENS: UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSO MUNICÍPIO.

 




























Construção, na década de 1920, da queda d´água artificial, onde, jorrando as águas do rego, seriam movidas as turbinas da hidrelétrica do Dr. Geraldo Rocha.




Constução, já mais adiantada da hidreletrica de Barreiras


1950, já concluído o prédio do Correio.


Aeroporto de Barreiras em construção, na época da 2ª Guerra Mundial. Napoleão datou a foto: 1940! Note que o avião norte americano está sendo reabastecido.


Construção do prédio do Banco do Brasil, na Praça São João.



Construção de estrada em Barreiras.


Ponto estratégico para nossa hidrelétrica: aproveitando uma curva acentuada do rio de Ondas, o engenheiro hidáulico polonês, Dr. Ladislau Filipowiski, lançou daí um dique de concreto, quase atravessando o rio e dirigindo parte da água para entrar no rego, que seguiria por 8 Km, atravessando Barreirinhas, lançando-se na queda d´água também construída para mover as três turbinas da hidrelétrica. Faça-se a energia! E a energia foi feita... após 8 anos de trabalho! Ao fim, veio engenheiro mecânico, o alemão, Dr. Hunter, que instalou todas as máquinas e administrou a hidrlétrica por alguns anos.


Construção, por Geraldo Rocha, do Hospital Eurico Dutra.

Á frente, em uma ponte improvisada sobre o rego (da hidrelétrica) os funcionários, além de outros barreireses: — com Napoleão Macedo, Herculano Faria, José Correto, Gustavo Macedo, Aurino Pignatae Clovis de Mattos Macedo em Foto dos funcionários da Sertaneja em frente ao Hospital quase concluído.


Entre Barreiras e Barreirinhas, ponte em construção, na BR 242, década de 1960. Quando o 4º BEC chegou aqui, para fazer a estrada, a ponte já estava pronta, feita pelo DNER.

À direita, pédio em que funcionava beneficiadora de algodão da empresa Braga e Cia. Hoje aí funciona (tendo diminuído o prédio, paa fazer estacionamento) a loja de móveis Dell ano.


Caminhões que viajavam para Brasília antes da estrada asfaltada. Aguinaldo Pereira, Filazinho... Muita coragem de vocês enfrentar aquelas estradas teríveis, semeando nosso progresso!



1951 -Porto de Barreiras, com dois navios a vapor e mercadorias sendo desenbarcadas. Poste de madeira à direita, da Hidrelétrica Rocha. Foto colorida a pincel por Napoleão Macedo.


Porto de Barreiras com três navios a vapor.


Estrada para o aeoporto, antiga.


Praça Castro Alves do lado da Benedita Silveira. Década de 1970.



Rua Profa. Guiomar Porto, foto tirada da torre da igreja de São João. Á direita, embaixo, o Grupo Escolar Costa Borges.


Rego próximo da turbina


Ponte sobre o canal do rego, em Barreirinhas.


Foto de Napoleãozinho, na década de 1990.


Cais de Barreiras.







Matéria publicada dia 21/11/15 às 19:11 / Republicada dia 22/05/17.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem