O movimento estudantil tem sido uma pedra no caminho da PEC 55, a polêmica Proposta de Emenda à Constituição elaborada pelo governo federal, que pretende congelar gastos públicos por 20 anos. Em todo o país, já são mais de mil escolas e centenas de universidades ocupadas. A mobilização é em defesa da educação, uma das principais áreas que pode ser prejudicada pela emenda.
Para protestar e informar a população sobre os riscos sociais que a PEC representa, estudantes e professores da UFOB e do IFBA, junto com profissionais da Saúde, interditaram um trecho da rodovia BR-242, no Centro de Barreiras, na tarde desta sexta-feira (25). A manifestação saiu da Praça das Corujas por volta das 16h e percorreu um trecho da pista.
Faixas, cartazes e discursos deram o recado para que a sociedade reflita sobre a ameaça a direitos conquistados, principalmente trabalhistas. Houve distribuição de folhetos explicativos durante o ato.
Os movimentos UFOB Ocupada e IFBA Ocupado têm realizado eventos como aulas públicas na praça e visitas em escolas para expor os principais pontos da medida que atacam diretamente direitos sociais garantidos pela Constituição, como acesso à saúde e educação gratuitas e de qualidade.
Além da PEC 55, o Projeto de Lei apelidado de “Escola Sem Partido” e a Medida Provisória 746, que propõe reforma no Ensino Médio, também estão na pauta de militância do movimento.
Ascom. Colateral Midia.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.