As eleições de 2016 contarão com quase 1,8 milhão de mesários distribuídos por todo o Brasil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse total, 593,8 mil são voluntários, o que corresponde a 33,5% do total.
Em comparação com as eleições de 2012, houve um aumento no número de colaboradores voluntários. Há quatro anos, dos quase 1,7 milhão de mesários, 427 mil era voluntários – ou 25,2% do total.
Nas eleições presidenciais de 2014, a proporção de mesários também já tinha aumentado em relação ao pleito anterior. Segundo o tribunal, a campanha de mesários vinculada pelo próprio TSE contribuiu para o crescimento do número de voluntários.
Compete aos mesários organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e processar justificativas.
Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto os candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, menores de 18 anos, entre outros. Segundo o TSE, a Justiça Eleitoral convoca, preferencialmente, eleitores da própria seção e, dentre eles, têm preferência os que tenham nível de escolaridade superior, os professores e os funcionários da Justiça.
Todo eleitor maior de 18 anos pode se voluntariar a trabalhar no dia das eleições, o que pode ser feito nos tribunais regionais eleitorais. As convocações para as eleições deste ano já estão encerradas.
O mesário não ganha remuneração, mas o serviço dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.
Fonte: G1
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.