Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, afirmaram que conseguiram disparar o laser mais poderoso do mundo na última segunda-feira. O feixe de 2 petawatts (dois quadrilhões de watts) durou apenas um trilionésimo de segundo e gerou uma energia concentrada cerca de mil vezes maior do que todo o consumo de eletricidade no planeta.
A ideia de emitir raios laser de petawatts não é nova. Recentemente, a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiu emitir um laser de um petawatt.
Apesar de produzir uma grande quantidade de energia, a energia usada é bem pequena, explica Michael Donavan, responsável pelo projeto nos EUA. Durante a experiência, os amercanos conseguiram utilizar o equivalente à energia usada por uma lâmpada de 100 watts em 2 segundos.
Cientistas da Universidade de Osaka afirmaram que o pulso produzido por eles é cerca de 100 vezes maior do que a energia do laser do Texas e possui duas vezes sua potência de pico. Para as próximas etapas do projeto, a ideia é produzir um laser de 10 petawatts.
Fonte: PopularScience
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.