Tv Web

PEÇA DE CERÂMICA DE 2 MIL ANOS REVELA PAGAMENTO DE IMPOSTOS ASTRONÔMICOS NO EGITO ANTIGO


A descoberta de uma peça de cerâmica com inscrições, datada de 2 mil anos atrás, permite afirmar que o conceito de imposto sobre a transferência de terras era uma prática comum no Egito Antigo. Segundo Brice C. Jones, professor da Universidade de Concórdia, em Montreal, no Canadá, a antiga peça de cerâmica é equivalente a um recibo atual de pagamento de impostos, embora inclua uma quantia exorbitante se comparada com a que deve dar qualquer contribuinte moderno: mais de 100 kg em moedas.

Responsável também por traduzir as inscrições na peça de cerâmica, o professor afirma que ela remonta ao período ptolemaico egípcio, entre 323 e 30 a.C. Naquela época, após as conquistas do Egito, Alexandre Magno estabeleceu as bases de um sistema tributário completamente desenvolvido pela dinastia ptolemaica, que comandava o Egito no período helenístico. Atualmente, junto com textos antigos e medievais, a peça de cerâmica está exposta na Biblioteca e Arquivos da Universidade McGill, em Montreal, sem que se saiba, ainda, o local seu achado, nem como foi parar no Canadá.

Fonte: The Cairo Post

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem