Tv Web

BRASÍLIA ESTÁ MESMO NO BRASIL? NÃO PARECE, DIZ NYT


A bandeira brasileira diz “ordem e progresso”, mas a palavra ordem não aparece na cabeça do visitante que aproveita a noite carioca embalada em samba, a floresta amazônica ou o trânsito de São Paulo.
Mas quando essa mesma pessoa visita Brasília, aí a coisa muda de figura, observa o jornal The New York Times em reportagem publicada neste domingo.
“Em um país conhecido por seu gosto pela improvisação, Brasília está em contraste chocante, uma cidade tão ordeira, que é difícil acreditar que esteja realmente no Brasil”, afirma a matéria, que chama a capital de “desbrasileira” (un-brazilian, em inglês).
Mas apesar do aparente elogio, a matéria aborda a "escala desumana” da cidade, vitrine do modernismo de Oscar Niemeyer, o "Pelé da arquitetura", e de Lúcio Costa. 
“Costa aproveitou o espaço ilimitado que tinha para trabalhar, então a escala de Brasília é intimidante, especialmente para os pedestres, que foram aparentemente esquecidos em meio à paixão de Costa, muito como a de Robert Moses em Nova York, para carregar a cidade em um futuro preenchido pelo automóveis”, afirma um trecho.
O jornal conta sobre a preocupação de não se construir cercas de forma a permitir o livre fluxo de pessoas - que podem cruzá-la de uma ponta a outra - o que seria algo interessante, “se alguém o fizesse”.
riqueza de Brasília também é mencionada, com “mansões que fariam um proprietário de Beverly Hills ficar de boca aberta”, e uma das "maiores rendas per capita da América Latina”.
“Você não encontra samba, você não consegue encontrar uma esquina para tomar uma cerveja, e você não consegue encontrar futebol”, diz Henrik Brandão Jönsson, autor de um livro sobre a história da capital,  traduzido livremente do inglês como “Ilha da Fantasia: O novo coração valente do Brasil“ ("Fantasy Island: The Brave New Heart of Brazil”).
“Ela nem mesmo tem favelas na área central. É totalmente alienígena para o Brasil”, afirma o mesmo autor na reportagem do Times.
Brasília é reconhecida como uma ideia ousada pelo planejador de transporte urbano de San Francisco, Patrick Gough, que a conheceu agora ao vir assistir à Copa.
“Mas, no final, foi uma experiência fracassada, e eles estão presos com ela. Eu me sinto mal pelas pessoas que vivem aqui e estão tão isoladas umas das outras”, disse Gough ao New York Times.
Nem toda a reportagem se limita a apresentar pontos negativos, porém, e há trechos contendo a descrição do desenho e um pouco da história da cidade. Um professor da Universidade de Rice, Fares el-Dahdah, defende o legado modernista da capital.
Apesar de todo debate, vale lembrar que os moradores gostam – e muito – de lá: pesquisa encomendada por Veja Brasília no ano passado mostrou que 59% deles acham bom ou muito bom viver na cidade.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem