VEJA QUE SENHAS VOCÊ PRECISA TROCAR POR CAUSA DO HEARTBLEED

Mãos no teclado: é preciso trocar as senhas dos sites que foram atingidos pela falha

A notícia mais alarmante da semana, no que se refere à internet, foi a descoberta do Heartbleed, brecha de segurança que permite que hackers roubem as senhas dos usuários em muitos sites da web e aplicativos móveis. 

O Heartbleed (algo como hemorragia cardíaca) é uma falha no OpenSSL, protocolo de criptografia usado na internet para proteger informações sigilosas, como as senhas. 
O Heartbleed foi descoberto pela empresa de segurança finlandesa Codenomicon. O Google, que ficou sabendo antes de outras empresas, avisou algumas delas sobre o problema entes de divulgar a informação para o público.
Como o OpenSSL é amplamente usado, o bug afetou milhares de serviços online. Na terça-feira, o hacker Mustafa Al-Bassam (de Londres,  Inglaterra) testou os 10 mil sites de maior tráfego na web e descobriu que 1.260 deles tinham a falha.
A lista dos sites vulneráveis incluia desde serviços populares como Yahoo! e Flickr até sites de empresas de segurança, como a Kaspersky. 
Al-Bassam verificou que, naquele momento, estavam seguros os sites do Google e da Microsoft, além dos brasileiros UOL, Terra, iG e Globo. O site da editora Abril, que inclui EXAME.com, também foi considerado seguro nesse teste.
Em bancos, é pouco provável que o bug cause problemas, já que os serviços financeiros tendem a usar múltiplas camadas de segurança (alguns, como o Itaú, empregam duas senhas e mais um sistema de token que usa códigos gerados dinamicamente).
Nos Estados Unidos, diversos bancos negaram que tenham sido afetados pela falha. Questionamos o Bradesco e o Itaú sobre o bug, por meio de suas assessorias de imprensa. Quando tivermos uma resposta, vamos atualizar este texto.

Fonte: Exame

Nenhum comentário

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Tecnologia do Blogger.