Um técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e junto com técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Matheus Oliveira, estão realizando levantamento do potencial hídrico para a construção de barragens subterrâneas nas comunidades rurais. “O técnico analisa as áreas possíveis e o maquinário faz a sondagem do terreno”, explica o secretário de Agricultura, Marcos Haiala.
O trabalho feito em parceria com a CAR e a prefeitura de Bom Jesus da Lapa vai beneficiar diretamente agricultores familiares. A barragem subterrânea consiste numa tecnologia alternativa de captação, armazenamento e contenção da água de chuva sob o solo. A barragem é instalada em ponto estratégico do terreno. Dessa forma é possível captar maior quantidade no momento da chuva.
A CAR vai construir 32 barragens e a prefeitura entrar com o restante do investimento para chegar a 100 famílias contempladas. “O prefeitura Eures Ribeiro autorizou que chegássemos a este número por conta dos períodos de estiagem que estão castigando, cada vez mais, nossos produtores”, conta o secretário Haiala.
Além do custo na escavação, todo o material necessário para a construção da barragem (lona, areia, brita e cimento) e a mão de obra também ficarão por conta da Prefeitura. Após todas as áreas para a construção das barragens serem identificadas, será realizado um seminário com os secretários de agricultura e técnicos dos municípios da região, mostrando como é o processo de construção das barragens subterrâneas.
Ascom.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.