Tv Web

NÃO É FALTA DE LUGAR E SIM DE GESTÃO PÚBLICA - JEPOB E OUTRAS PROMESSAS ESPORTIVAS NÃO FORAM REALIZADAS


Inaugurado em 26 de maio de 2007, o Complexo Desportivo de Barreirinhas Luiz Braga – CDB, onde a proposta contemplava, sobretudo, disponibilizar o espaço para as escolas públicas de Barreiras. O complexo surgiu através de um convênio, em 2002, entre o município de Barreiras, na gestão do então prefeito Antônio Henrique e a Caixa Econômica Federal – CEF, em função do Projeto Esporte Solidário.
Na proposta inicial o complexo funcionaria em uma área de 30 mil m², em período integral, em que três profissionais de Educação Física ficariam à disposição dos alunos para auxiliá-los nas modalidades de Futebol, Natação e Voleibol. Sua estrutura traz um campo de futebol society, duas quadras poli-esportivas, uma piscina semi-olímpica, com vestiários. 



Na época, a ideia era  atender, de segunda a sexta-feira, aproximadamente 3.500 alunos que estivessem cursando o Ensino Fundamental. Aos sábados,  seriam atendidos os discentes que participassem do Projeto Educação para Jovens e Adultos – EJA – também Ensino Fundamental e, além disso, a comunidade em geral também seria contemplada com o espaço no momento em que os alunos das Escolas públicas estivessem frequentando o espaço regularmente.


O Projeto fora tão audacioso que as instalações seriam usadas para a realização do JEPOB - Jogos Estudantis da Primavera do Oeste Baiano.


Hoje o que seria um Complexo Poliesportivo se encontra totalmente em estado de abandono com o mato tomando conta do espaço, consequência das administrações passadas que não deram a importância devida. 


Um espaço que era pra ser usado para prática esportiva, hoje está servindo de esconderijo para bandidos e usuários de drogas, até porque fica aberto 24hs. Esse é só mais um dos motivos que tem somado para o crescente número de menores envolvidos em crimes em Barreiras.


Na campanha eleitoral de 2012, o então Prefeito Antônio Henrique, na época candidato, em seus programas eleitorais gratuitos, prometeu reativar e investir no complexo, já que segundo ele, iria resgatar os Jogos Estudantis do Oeste Bahia. O tempo passou e até o momento nada foi feito para a revitalização do espaço. É válido ressaltar, que é uma área pertencente à história de Barreiras, já que ali funcionava o maior abatedouro/frigorífico do Nordeste do Brasil: O Frigorífico Sertaneja. Os equipamentos estão defeituosos, o mato tomando conta, fiação expostas, piscina semi olímpica abandonada, vestiários e banheiros quebrados. 


Sobre a não realização do JEPOB, nossa equipe entrou em contato com a Secretária de Esporte, Cultura e Lazer de Barreiras - Diana Macêdo, que explicou ser o motivo principal para isso, foi em decorrência do estado em que o Ginásio de Esporte de Barreiras se encontra. "Quando vistoriamos as instalações do espaço, nos deparamos com total degradação do mesmo. Como poderíamos fazer o JEPOB, se temos que hospedar os atletas? Para se fazer um evento desses é necessário um espaço com estrutura descente para receber todos", completou a Secretária. 


O Diretor de Comunicação Adalto Soares, esclareceu à nossa equipe que o JEPOB não teria acontecido em decorrência do planejamento do Prefeito Antônio Henrique não tê-lo contemplado para este ano.




A população barreirense necessita de atitudes da então gestão que acolha os jovens da cidade. De acordo com o Prefeito Antônio Henrique no ano passado durante sua campanha, a criança e o adolescente tem o direito a uma educação de qualidade, e a mesma só o é se for completa. "Só vamos tirar nossos jovens do crime em Barreiras, quando alcançarmos uma educação de qualidade, e isso dá trabalho. E Trabalhar eu sei!", trecho retirado de um dos programas eleitorais do Prefeito Antônio Henrique em Setembro de 2012.


Fonte: Fernando Pop

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem