O município de Luís Eduardo Magalhães está localizado no oeste da Bahia, região que possui 116 mil hectares irrigados, o que representa muito pouco dentro dos 2,5 milhões de hectares da área total que ainda poderá ser explorada, cumprindo todas as exigências ambientais. O potencial hídrico do oeste da Bahia é enorme, considerando-se a existência de rios perenes e do aquífero Urucuia. As áreas com índice pluviométrico entre 1.500 e 1.800 mm de chuva por ano já foram ocupadas com culturas de sequeiro; nas áreas com chuva entre 1.000 e 1.100mm, que estão justamente localizadas onde o aquífero Urucuia é mais raso, serão as novas áreas incorporadas ao sistema produtivo com a implantação da irrigação.
Neste cenário, Luís Eduardo Magalhães vem se destacando. Sua economia é movimentada, em grande parte, pela produção agrícola, impulsionando as indústrias, o comércio e os serviços. Com isso a população cresce exponencialmente. Em 2010 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimava para Luís Eduardo Magalhães uma população de 60.105 habitantes. Três anos depois, após atualização dos dados do censo, a população do município é de 73.061 habitantes. Luís Eduardo Magalhães é um dos pólos do agronegócio do país. Seu Produto Interno Bruto (PIB) saltou de R$ 841 milhões em 2006 para R$ 1,5 bilhão em 2008.
Brasil - O processo de crescimento da irrigação não tem volta. O Brasil irriga pouco mais de cinco milhões de hectares, cerca de um sexto do potencial brasileiro para irrigação. Ainda assim, vem batendo recordes de produtividade devido ao uso racional da água, dentre outros fatores.Cada hectare irrigado numa região representa um aumento de 5% de renda real para toda a comunidade envolvida. Com a irrigação, o agricultor sabe exatamente a quantidade de água necessária para cada etapa do processo produtivo, antes mesmo de lançar a semente no solo. As inscrições para o XXIII Conird estão sendo efetuadas somente via internet, no site do evento, até o dia 11/10/2013. Após esta data, as inscrições só poderão ser realizadas no local do evento.
Os valores variam de acordo com a categoria: profissional, estudante de pós-graduação, estudante de graduação e estudante de escola técnica. O XXIII Conird é uma realização da Abid (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem) , Aiba (Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia), e governo do Estado da Bahia.
Redação Cerrado Rural
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.