Os resultados da 31ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, com o apoio de órgãos fiscalizadores ambientais, apontaram que a água fornecida pela Embasa em 11 municípios do oeste baiano está dentro dos parâmetros de abastecimento exigidos pela portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. O evento para apresentação do balanço da operação foi realizado na última sexta-feira, 30, e também avaliou gerenciamento dos resíduos sólidos, averbação de reserva legal e áreas de preservação permanente (APPs) e atividades de extração mineral, como mineração e indústrias cerâmicas.
Ao visitar as estações de tratamento de água (ETAs), a equipe da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) considerou satisfatórias as análises físico-químicas - que avaliam aspectos como cor, turbidez e PH – e bacteriológicas – que avaliam os coliformes totais e Escherichia coli. Foram avaliados os sistemas da Embasa em Angical, Baianópolis, Barreiras, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério, Wanderley. A operação durou 15 dias.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf) do Ministério Público Estadual (MPE), a promotora de justiça Luciana Khoury, os resultados vêm melhorando, mas espera, na próxima fiscalização, a expansão deste serviço para mais povoados da região, que ainda consomem água bruta sem o devido tratamento. A supervisora de tratamento da Embasa, Betânia Percussor, afirma que os resultados confirmaram a qualidade atestada diariamente pela própria empresa. “O monitoramento da qualidade, até mesmo para obedecer aos critérios da portaria, é constante”, afirma.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.