A presidente Dilma Rousseff participou hoje (04), em Salvador, do lançamento do Plano Safra do Semiárido. O projeto que visa ajudar os municípios no combate à seca, distribuiu 323 máquinas para ajudar 286 cidades que estão sofrendo com a estiagem. Foram 130 retroescavadeiras e 193 motoniveladoras, com o custo superior a R$ 134,6 milhões, além de 68 ônibus escolares rurais e outros quatro veículos urbanos acessíveis para o Estado.
O programa, lançado no Centro de Convenções da Bahia, beneficiará oito estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, e municípios do norte de Minas Gerais. Além de equipamentos, o programa prevê recursos para o financiamento da safra e garantias para promover melhorias nas atividades e evitar perdas por problemas climáticos. A intenção é garantir segurança produtiva ao impulsionar sistemas de produção adaptados à realidade da região.
Este é o primeiro plano do governo federal voltado especificamente para a região do semiárido nordestino, com investimentos de R$ 7 bilhões. Atualmente, a região abriga 1,6 milhão de estabelecimentos agropecuários, dos quais 90% possuem menos de 100 hectares e 75% uma abrangência inferior a 20 hectares. Dos municípios beneficiados na Bahia, 16 não estão entre os mais afetados pela seca. Dentre os municípios de maior atuação do deputado Cacá Leão que foram contemplados, está: Cocos, Angical, Barra, Barrocas, Itaberaba, Jussara, Mansidão, Mundo Novo e Santa Bárbara.
Para o prefeito de Cocos, Alex, a motoniveladora recebida deve ajudar a construir algumas estradas vicinais. O município possui cerca de 10mil e 44 km², e ocupa a quinta posição no patamar de extensão territorial na Bahia. Em meados de maio, Cocos recebeu também uma retroescavadeira, com a ajuda do deputado Cacá Leão, que está sendo utilizada para fazer contenção de encostas, limpeza nas barragens e açudes e construção de poços para criatório de peixes.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.