Tv Web

EMPRESÁRIA SUPERA DIFICULDADES E COMANDA NEGÓCIO DE SUCESSO



Foi na cidade de Angical, oeste baiano, no povoado de Creoulas, que nasceu essa mulher, com sinais claros de empreendedorismo. Elisângela Machado de Souza, 30 anos, hoje, lembra satisfeita de tudo que aprendeu na convivência com a vida sofrida de quem morou numa localidade sem estrutura para profissionalização e nem mesmo para os estudos.

As dificuldades fizeram com que ela se mudasse para a cidade de Barreiras, em busca de emprego e estudo. Elisângela trabalhou em casa de família, lava-jato e como garçonete, até conseguir uma oportunidade numa vidraçaria da cidade, ramo que ela se identificou e criou raízes mais duradouras. Nessa empresa, ela colocou em prática o que aprendeu no curso de edificações, melhorando a forma de lidar com os negócios e avaliando como colocar em prática seus sonhos.

Já com experiência adquirida, resolveu montar o próprio negócio, tendo como sócio o esposo. Estudou os preços e o mercado no qual pretendia atuar, para oferecer produtos diferenciados. Hoje, Elisângela é dona da Cristális Design em Vidros, empresa considerada a segunda maior vidraçaria da cidade.

Com o passar do tempo, Elisângela constatou a necessidade de ampliar a empresa, contratar mais colaboradores, melhorar o serviço oferecido e fechar novas parcerias. Para isso, buscou orientações do Sebrae, e passou a organizar os setores da loja, que atualmente conta com 18 colaboradores.

Cerca de 40% do quadro de funcionários da Cristális Design em Vidros são formados por mulheres. “A minha proposta é que, cada vez mais, as mulheres se tornem presentes nesse mercado”.

Prêmio Mulher de Negócios

Essa empreendedora é uma das inúmeras de Barreiras que se inscreveram no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O prêmio é uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

As inscrições foram prorrogadas para o dia 16 de agosto. A premiação tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e, desde 2004, vem revelando a trajetória profissional de empreendedoras de sucesso através de seus relatos, evidenciando a essência de cada negócio. Na última edição, 3.625 mulheres do país se inscreveram, sendo 465 delas da Bahia. As inscrições são realizadas gratuitamente pelo site do prêmio.

Podem participar mulheres com mais de 18 anos e que comandam empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano. Um diferencial desta edição está na criação da categoria Produtora Rural, voltada para mulheres que explorem atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras. Além desta, o prêmio contempla também as categorias Pequenos Negócios, para proprietárias de micro e pequenas empresas, e Microempreendedora Individual, para quem trabalha por conta própria e tem seu empreendimento legalizado.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem