A Comissão Interina do SINDSEMB esteve mais uma vez reunida com a gestão atual na Prefeitura Municipal de Barreiras nesta segunda-feira (22), para tratar de assuntos referente à vale transporte, empréstimo consignado, data base e outros pontos ainda pendentes. Junto à comissão estiveram também um professor e um guarda municipal representando as suas respectivas classes.
Segundo informações dos diretores, a receptividade é sempre muito boa por parte dos secretários e principalmente do chefe de gabinete o Senhor Dorivaldo de Aquino, porém na hora de resolver ou pelo menos discutir e negociar, é sempre burocrático e sem respostas. Mais uma vez os diretores interinos saem da prefeitura sem solução para os problemas, o que tem deixado os servidores irritados e sem esperança de uma decisão definitiva.
Nesta reunião, a terceira feita neste mês de abril, a prefeitura informou que não tem respostas em relação ao vale transporte. De acordo com os diretores interinos o valor foi descontado dos salários dos servidores na gestão passada e que a atual não fez o repasse até o momento. Já sobre a data base, a comissão informou que a atual gestão indicou o valor do índice que será acrescido no salário que é de acordo com o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços, componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais que será 7,81%.
Além da data base, foi abordado ainda sobre o pagamento dos salários de dezembro dos servidores civis. A Diretoria Interina do SINDSEMB disse que a atual gestão em acordo com o sindicato, prometeu pagar aos 20% restantes no último dia 20, o que até essa data não foi cumprido. Segundo a Secretaria de Administração,efetuará o pagamento dos mesmos na próxima quarta-feira (24).
Outra questão que está em constante debate é a negociação da dívida de R$3.500.000 (três milhões e quinhentos mil reais) com o Banco do Brasil, acumulada através de empréstimos consignados feitos pelos servidores municipais, que foram descontados em folha, porém não repassados ao banco. Os servidores tem reclamado muito pelo fato da dívida impedir que os mesmos façam a portabilidade para a Caixa Econômica Federal, onde, segundo eles as vantagens seriam muito maiores, como financiamento da casa própria, reformas.
Hoje, sem resolver esse problema, que é de obrigação da atual gestão independente de sua origem, os servidores públicos estão impedidos de fazer qualquer tipo de negociação tanto no Banco do Brasil, quanto na Caixa Econômica Federal. Segundo os participantes da reunião desta segunda-feira, o Sindicato tem buscado trilhar o caminho do entendimento, de forma clara e objetiva tentado negociar os direitos dos servidores, que exigem respeito por parte do poder público municipal.
De acordo com a Presidente da Comissão Interina, Katiúscia Carvalho, se não obtiver êxito nas negociações, dentro de poucos dias procurará a Justiça para exigir o que é de direito dos servidores municipais.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.