Deu entrada no Hospital do Oeste no município de Barreiras, um paciente com suspeita de meningite meningocócica, que é o tipo mais grave da doença. A identidade do paciente não foi revelada. Mas sabe-se que um homem de aproximadamente 30 anos que veio do município de Ibotirama. Os profissionais do hospital foram orientados a usar mascaras para cuidar do paciente.
O homem ainda aguardava um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Algumas enfermeiras que estiveram dando plantão na ultima sexta-feira, 22, revelaram ao Jornalismo Livre que apesar da suspeita de estar com a doença contagiosa, o paciente foi colocado junto com outros pacientes na enfermaria. Segundo o Ministério da Saúde, em caso de suspeita de meningite meningocócica, o paciente deve ficar isolado por 24 horas depois do início do tratamento.
O Jornalismo Livre entrou em contato com a direção do Hospital, que nos informou que o diagnóstico final não tinha sido definido até o final da tarde deste sábado, 23. Foi informado também, que o paciente está no leito de isolamento desde que deu entrada no hospital e aguarda uma vaga em UTI, que foi solicitada à Central de Regulação de Vagas. Conheça mais sobre esta doença: Sintomas A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro.
A doença pode ser causada por vários tipos de micróbios, entre eles o meningococo, principal agente durante as epidemias. Trata-se de uma doença grave, que envolve o sistema nervoso central e pode levar à morte. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez de nuca e, algumas vezes, manchas na pele (tipo picada de mosquito). Em crianças pequenas, há também o abaulamento de fontanela (moleira inchada).
Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura, desde que diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico apropriado Transmissão O micróbio pode ser transmitido da garganta de uma pessoa a outra, através de gotículas da tosse, espirro e beijo. A meningite nem sempre é transmitida por indivíduos doentes. Algumas pessoas (geralmente adultas) que abrigam o meningococo na garganta podem retransmiti-lo, mesmo sem estarem doentes: são os chamados portadores sãos.
A meningite atinge pessoas de todas as idades, sendo as crianças menores de cinco anos normalmente as mais afetadas. Prevenção Diversas medidas de controle são essenciais para prevenir epidemias de meningite. As principais são: o diagnóstico precoce com a internação de pacientes com sintomas da doença; a vacinação das pessoas em contato muito próximo com enfermos (especialmente dentro do mesmo domicílio); e a vacinação das pessoas com maior risco de adquirir a doença, como as submetidas à retirada cirúrgica do baço (esplenectomizados), as portadoras de disfunção do baço (asplenia funcional da anemia falciforme, da talassemia) ou aquelas com deficiências de imunoglobulinas e do complemento.
Fonte: Jornalismo Livre
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.