Tv Web

Associações do oeste baiano participam de cursos sobre elaboração de projetos


A presidente da Associação Cultural e Comunitária de Moradores da Vila Brasil, em Barreiras, Maria de Lourdes Cordeiro, comemora os avanços conquistados depois que passou a ser apoiada pelo Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Ela conta que, graças aos recursos adquiridos, conseguiu construir a sede da associação. “Agora, queremos mobiliar o espaço e comprar equipamentos, como computadores, para oferecer cursos à comunidade”.
Por isso, ela se inscreveu no curso do Sebrae de Elaboração de Projetos. O curso ocorreu de 19 a 22 de março e foi ministrado pelo facilitador do Sebrae, José Alves, no auditório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Barreiras. Foram capacitados representantes de 43 entidades que tiveram acesso a conteúdos sobre elaboração de projetos, captação de recursos e legalização. Participaram entidades de Barreiras, Santa Maria da Vitória, Santana, Mansidão, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, entre outros municípios do oeste baiano.

O curso é o primeiro passo para as associações puderem se habilitar ao Fundesis. Maria de Lourdes aprovou a participação no curso. “Foi bastante esclarecedor. Gostei muito das dinâmicas, que também me ajudaram a fixar o que foi transmitido”. O coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, destaca que a iniciativa é muito importante para melhorar a qualidade dos projetos que se candidatam a receber recursos do Fundesis. “Nossa parceria não termina aí. As entidades selecionadas também serão capacitadas pelo Sebrae em gestão, liderança e associativismo”, informa. Segundo a coordenadora do Fundesis, Makena Tomé, no dia 7 de maio, serão anunciados os nomes das instituições contempladas com os recursos.

“Mas ainda pretendemos reforçar o conteúdo de captação de recursos, sempre contando com a parceria do Sebrae”. Entre junho e julho, o Sebrae vai oferecer um curso sobre prestação de contas, dando continuidade ao trabalho de acompanhamento das instituições contempladas pelo Fundesis.“Acreditamos que, capacitando os profissionais, vamos proporcionar uma visão mais ampla de como captar recursos para que essas entidades possam buscar não apenas o Fundesis, mas conquistar outras iniciativas para o benefício da instituição e do público assistido por ela”, defende Makena.

 O assistente da Associação Betel, da Vila Rica, em Barreiras, Vitor de Jesus Santos, disse que já foi contemplado com recursos do Fundo e, assim, pôde construir salas de aula para educação infantil. Agora, a ideia é investir na qualidade do serviço oferecido à comunidade. “Por isso, vamos concorrer novamente ao Fundesis. O apoio oferecido pelo Sebrae nos deixa mais seguros para elaborar o projeto e confiantes na aprovação e na prestação de contas”. Ivanir Maia, diretor de relações institucionais da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), afirma que com o uso dessas ferramentas, as entidades vão gerir os recursos com mais propriedade e de forma sustentável.

“Eles poderão obter uma visão empreendedora dos trabalhos. É necessário organizar as entidades e prepará-las para captar esses recursos,” propõe. Desde que foi criado, o Fundesis já aplicou mais de R$ 2 milhões em recursos, não reembolsáveis, em 47 projetos de 31 entidades, distribuídas em 10 municípios da região oeste. São entidades que trabalham com diferentes públicos carentes, como crianças, jovens, idosos e pessoas com necessidades especiais. A meta é dobrar esse valor nos próximos dois anos.

 A iniciativa é da Aiba e do Banco do Nordeste. Desde o ano passado, o fundo tem a parceria do Sebrae. Outras informações sobre o Fundesis podem ser obtidas no site da Aiba ou na sede da entidade, na Av. Ahylon Macedo, n° 11, Boa Vista, Barreiras. O telefone é o 77 3613-8012 e o e-mail é fundesis@aiba.org.br.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem