Segundo dados oficiais, o Brasil passa por déficit de médicos, a taxa ideal seria de 2,7 profissionais a cada mil habitantes, mas no país a média é de 1,9. Uma das soluções para acabar com essa defasagem é a validação de diploma de medicina de estudantes formados no exterior.
O deputado federal Oziel Oliveira, do PDT baiano, preocupado com essa questão esteve reunido esta semana com o Secretário de Educação Superior, órgão ligado ao Ministério da Educação, Amaro Henrique Pessoa Lins. No encontro o parlamentar solicitou esclarecimentos sobre a revalidação de diplomas estrangeiros no país em todas as áreas. O secretário se colocou a disposição do deputado e ficou de enviar ao parlamentar todas as iniciativas tomadas pelo governo brasileiro sobre o tema. “Não podemos deixar esses profissionais no limbo, sejam eles graduados ou pós-graduados. Precisamos que sejam adotadas medidas concretas para que esses profissionais sejam inseridos no mercado de trabalho. Esperamos também que o governo adote métodos mais justos na avaliação destes profissionais”. Avaliou Oziel Oliveira. Ainda para tratar do assunto o Oziel recebeu em seu gabinete, o presidente da ABPós Mercosul – Associação Brasileira de Pós-graduados no Mercosul, Professor e Doutor Carlos Estephanio e o presidente da ANPGIE - Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras, Doutor Vicente Celestino. Na ocasião, o deputado declarou apoio às entidades e se colocou a disposição para interferir em defesa desses profissionais.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.