
Em São Paulo, jornalistas do mundo todo estão reunidos para discutir as ameaças à liberdade de imprensa.
Jornalistas perseguidos, exilados, mortos. Investidas de governos para controlar veículos de comunicação. A liberdade de imprensa tem sofrido ataques nas Américas.
Um relatório com os cenários de todos os países da região foi apresentado na última Assembléia-Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa - uma organização sem fins lucrativos que defende a liberdade de expressão.
É a terceira vez que o principal encontro da Sociedade Interamericana de Imprensa acontece no Brasil. Em 1972 e 1981, os representantes da SIP comemoravam a queda das ditaduras que cerceavam a liberdade dos jornalistas.
Para os especialistas que participam dos debates dessa vez, alguns países das Américas viveram um retrocesso nos últimos anos. Argentina e Venezuela são exemplos.
“São governos populistas que adotam posições de controle muito contundente, mas sempre se apresentam à sociedade, como governos legítimos, democraticamente eleitos”, afirma Roberto Lameirinhas, jornalista do Estado de São Paulo.
Para o presidente da SIP, Milton Coleman - editor do jornal Washington Post - o Equador é o país onde a situação é mais preocupante. “No Equador, o problema é se manter vivo”, diz ele.
O aumento da violência contra profissionais da imprensa causa alarde em várias partes das Américas. No Brasil, este ano, sete jornalistas foram assassinados no exercício da profissão.
Ainda assim, o presidente da SIP diz que o nosso país está à frente de muitos outros das Américas quando o assunto é liberdade de imprensa. “O Brasil tem uma boa imprensa”, conclui.
Bom Dia Brasil.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.