
Durante a gravidez, duas situações de risco envolvem o diabetes, exigindo ainda mais disciplina e cuidados das mulheres. É preciso observar duas situações: A mulher que já era diabética e engravida, e o surgimento do diabetes durante a gestação, em mulheres que antes não apresentavam a doença, chamado diabetes gestacional. Apesar do diabetes gestacional ser uma situação de risco, acompanhamento médico, pré-natal adequado e cuidado da gestante possibilitam uma gravidez tranquila e saudável para a mãe e o bebê.
“O diabetes gestacional é o aumento dos níveis de açúcar no sangue durante a gravidez. O problema afeta cerca de 7% das mulheres. Normalmente aparece depois do segundo trimestre e persiste até o final da gestação. É fundamental ser feito um acompanhamento rigoroso durante o pré-natal. A mulher precisa seguir uma dieta própria para diabetes, sem açúcar, com bastantes verduras e fibras e, senão houver contra indicação, realizar atividades físicas”, orienta a ginecologista e obstetra, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Fêmina, vinculado ao Ministério da Saúde, Sandra Canali Ferreira.
Mulheres que já eram portadora de diabetes antes da gestação, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, precisam ter um acompanhamento pré-natal mais rigoroso desde o início. “Pacientes diabéticas que faziam o uso de remédios como os hipoglicemiantes orais devem trocar a medicação. Isso porque esses medicamentos são contraindicados durante o período gestacional. A mulher precisa ter hábitos saudáveis e evitar o sedentarismo. Ao tomar esses cuidados, ela irá evitar problemas futuros para saúde do bebê”, alerta.
Angina e infartos são mais comuns em mulheres diabéticas. Assim como é maior o risco de gangrenas e de coma por cetoacidose. A obesidade está entre as principais causas para o diabetes gestacional. “Mulheres obesas favorecem o aparecimento de diabetes gestacional. O ideal é que seja feito um acompanhamento para perder o excesso de peso antes de engravidar”, alerta.
Para evitar o diabetes gestacional é recomendado um programa de cuidados, antes mesmo de ficar grávida, tendo o controle rigoroso da glicemia e do peso materno. “O planejamento é importante. Quando a mulher possui a oportunidade de fazê-lo é interessante que vá ao médico, controle o peso, se necessário, e realize os exames”, explica.
Fonte: Ministério da Saúde
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.