
Carlos Henrique Souza Costa, filho de Waldemar Batista Costa e Dulcinea Souza Costa, que aqui vive desde o início dos anos setenta, vindo de Petrolina, Pernambuco, onde nasceu a 10 de maio de 1945.
Carlos Costa, como Agrônomo e detentor de vários cursos na área agronômica, instalou, nos fins dos anos setenta, a ASPLAN Assessoria e Planejamentos Rurais Ltda., o primeiro escritório da área agronômica, criando, como pioneiro, a primeira empresa privada de assessoria e planejamento de projetos agropecuários e também implantando projetos para o plantio de soja e arroz no nosso cerrado.
No ano de 1974, Carlos Costa contraiu matrimônio com Suely Arêas Costa, união que resultou mo nascimento dos seus filhos Carlos Henrique Souza Costa Filho, Administrador de Empresa, Lara Arêas Costa Durham, Odontóloga e Sara Arêas Costa, Psicóloga e da neta Rebecca Arêas Costa Durham.
Alem do curso de agronomia também se destacou na área de administração de empresas e pós-graduação em Marketing e Recursos Humanos. Por dois mandatos foi presidente do clube social ABCD; presidente do partido político PDC; foi agraciado com a comenda Amigo da Polícia Militar; presidente da Loja Fraternidade Barreirense; presidente da subcomissão para criação do Corpo de Bombeiros de Barreiras; presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Barreiras; Juiz Classista na Justiça do Trabalho, representando os empregadores, por vários mandatos; integrante ativo da Comissão de Segurança e Paz; há 16 anos é delegado distrital do Sindilojas em Barreiras e região e recebendo também por todos os serviços prestados os Títulos de: Cidadão Barreirense, outorgado pela Câmara de Vereadores; Troféu Soja de Ouro, outorgado durante a 24ª. Edição e do Amigo da Polícia Militar, pelos serviços prestados no apoio a melhoria da segurança pública de Barreiras.
No campo empresarial é um dos fundadores das Lojas Zhagaia, no ramo de confecções, com lojas em Barreiras, Luis Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.
Carlos Costa, como coordenador da antiga Coordenadoria da Indústria, Comércio e Serviços (CINCOSE) do município, foi uma das figuras de destaque na criação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, a nível municipal, em parceria com o SEBRAE, que representou diversas adesões de cidadãos e cidadãs à formalidade, criando o EI (Empreendedor Individual); na melhoria da lei de incentivos fiscais do município de Barreiras; na consolidação das cadeias produtivas, a exemplo da cadeia produtiva do peixe através da aquisição por parte da prefeitura do caminhão Peixe nos Bairros, em parceria com o governo federal; na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), consolidando o projeto de verticalização das cadeias produtivas; e por fim na melhoria da lei de poluição sonora, adaptando-se as novas exigências da realidade atual do município.
Carlos Costa, com sua força e objetividade transformou a coordenação CINCOSE na Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços, Mineração e Turismo (SICMTUR) assumindo a pasta e em seguida deixa a mesma em busca de um novo desafio de ser uma opção diferente como candidato a vereador do município de Barreiras. Quando a Frente da SICMTUR foi decisivo na consolidação na atração da Esmagadora de Soja do grupo Chinês Universo Verde, do Barreiras Shopping e da coordenação executiva da 30ª. ExpoBarrreiras, que juntos são responsáveis pela geração de mais de 3.000 empregos diretos.
Como agradecimento ao nosso município pela acolhida proporcionada não só a ele, com a sua família, nos últimos 39 anos, Carlos Costa agora com vida financeira estável continuará dando sua contribuição em prol do nosso progresso visando o crescimento da indústria, do comércio e serviços como um todo. Também participará ativamente do agronegócio, dando ênfase à agricultura familiar.
Assim é Carlos Costa, cheio de amigos e uma pessoa despida de qualquer vaidade e sempre disposto a trabalhar por sua querida Barreiras, cidade que escolheu para viver e trabalhar.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.