Tv Web

SECA CANCELA FESTAS EM BAIANÓPOLIS E CRISTÓPOLIS



Dois dos mais importantes eventos da região oeste da Bahia - Festa do Alho, de Cristópolis, e o São João de Baianópolis - não serão realizados este ano. O anúncio oficial, protagonizado pelos prefeitos Toinho Xavier e Jandira Xavier, ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (11/mai) em Barreiras, durante o programa Visão Política, apresentado por Hailton Pereira, na Radio Vale 600.

O prefeito de Cristópolis afirmou que o cancelamento da Festa do Alho 2012 ocorreu em virtude da grave seca que aflige os cristopolense e baianos de outras regiões. "Todos nós gostamos da festa, mas temos vários problemas causados pela seca, e a situação ainda deve se agravar. Precisamos de recursos para manutenção em bombas d'água, fornecimento para consumo humano nas áreas mais castigadas e a busca de alternativas que possam diminuir o impacto da estiagem em nosso município. Por essas e outras questões, optamos por cancelar a festa, diz Toinho.

A recomendação do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) também foi determinante para a desistência. "O TCM orientou a suspender ou realizar as festas de forma simbólica, nos reunimos com os prefeitos, na UMOB (União dos Municípios do Oeste da Bahia) e a maioria decidiu que não deveria realizar os eventos", completa o gestor.
A prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier também falou sobre a situação: "Estávamos programados para o São João, mas devido ao agravamento da seca decidimos não realizá-lo. Sabemos que, no município, houve perdas muito grandes. A soja pode ter uma perda de 40%, o gado teve acentuada queda no preço e a água está secando". Sobre a difícil decisão a gestora finalizou:"Tive muito pulso para tomar esta decisão. Quando cancelei a festa na época da crise econômica mundial houve muitas críticas, mas depois a população compreendeu e apoiou".

Em Cristópolis, além da Festa do Alho, não serão realizados em 2012: o São João do Cerradão, o Festejo Coração de Maria, em Água Doce, e o São João de Lagoa do Oscar.

Sem as festas, as ações dos municípios serão voltadas para a conclusão das obras que estão em andamento e o combate à seca nas comunidades rurais.

Bolsa estiagem

O gestor de Cristópolis explicou que, se não decretasse estado de emergência, não teria condição de combater os efeitos da seca. Os gastos elevados com o evento deixariam a economia municipal comprometida em um momento tão delicado. Os agricultores, também, não poderiam receber os recursos do "Bolsa Estiagem". "É uma causa justa, todos devem apoiar", finalizou.

Produção e fotos: Zé Filho

Blog Alô Alô Salomão

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem