


Em clima de festa e dever cumprido, a solenidade de encerramento do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS), em Wanderley, no oeste da Bahia, realizado no sábado, dia 26, marcou a continuidade das ações socioambientais pela própria comunidade. Um grupo de 25 pessoas formado pelos próprios participantes continua a desenvolver ações socioambientais no município como as ações de limpeza e recuperação da vegetação às margens do riacho Tijucuçú, atualmente poluído por esgotos domésticos e lixo.
Com a presença de aproximadamente 200 pessoas, o encerramento também marcou a entrega dos certificados e apresentação de atividades desenvolvidas pelos integrantes durante o PEAMSS, como a exibição de uma peça sobre preservação da água e distribuição da segunda edição do jornal “A Canabrava”. Priscila Souza Marinho, 22, acredita que a participação no projeto ajudou a despertar e compreender melhor a realidade socioambiental para uma maior atuação da própria sociedade. “Passamos a conhecer os direitos e deveres e a importância do cidadão para a proposição de projetos e cobrança do poder público”.
Além de oficinas de educação ambiental e educomunicação, também foram realizadas capacitações para a produção do Plano Municipal de Saneamento. O documento é importante para que os municípios consigam recursos para execução de obras de saneamento básico. Terezinha Loiola, gerente da área social da Embasa, acredita que o projeto tem a força na mobilização e participação popular. “Os maiores resultados não são tangíveis, que é uma nova forma da população se relacionar com o tema saneamento básico e também com os serviços de água e esgoto oferecidos pela Embasa”, afirma.
Peamms - As ações foram iniciadas no final de 2009 e já contemplaram outros 13 municípios baianos, que fizeram parte da primeira fase do projeto, como Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Até 2014, a meta é que o Peamss seja levado para mais municípios dentro da área atendida pelos serviços da Embasa, como forma de fomentar a participação popular na formatação de políticas públicas em saneamento básico. Assim como Wanderley, outros 12 municípios foram selecionados por terem até 70 mil habitantes e possuírem obras na área de saneamento em andamento ou em fase de projeto.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras
(77) 3612 9356
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.